Google admite que Spotify não paga comissões da Play Store

Google admite que Spotify não paga comissões da Play Store

21 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Uma pequena bomba largada pela Google durante o atual julgamento que a opõe à Epic Games. Um executivo da empresa revelou que o Spotify beneficia de uma isenção da comissão da Play Store graças a um acordo assinado entre as duas empresas.

Spotify tem acordo especial com a Google e praticamente não paga comissões da Play Store

Don Harrison, chefe de parceria da Google, disse que o Spotify não cobra absolutamente nenhuma taxa pelos pagamentos feitos através da aplicação e, na verdade, paga apenas uma taxa nominal de 4%. Em troca, as duas empresas comprometeram-se a pagar cada uma 50 milhões de dólares a um “fundo de sucesso”.

Como seria de esperar, a Google tentou manter este acordo em segredo, mas o tribunal decidiu o contrário. Este tipo de acordo não é uma raridade. Ainda durante o julgamento, documentos ou representantes da Google esclareceram que determinados programadores que estão muito “investidos” no Android e na Play Store podem beneficiar de taxas de serviço mais vantajosas, sempre no âmbito de parcerias globais, muitas vezes envolvendo investimentos financeiros.

Para a Google, obviamente não há problema em praticar estes pequenos descontos, e a empresa de Mountain View afirma ainda que estas parcerias têm como único objetivo melhorar a experiência do utilizador e criar novas oportunidades para os clientes.

Spotify Hi-Fi

A gigante tecnológica concluiu assim acordos semelhantes com outras grandes empresas, nomeadamente a Netflix que em 2017 viu a sua comissão ser reduzida para 10%, ou mais recentemente a aplicação de encontros Match Group. Também ficamos a saber que há dois anos a Google propôs um acordo de 197 milhões de dólares à Epic Games para levar o Fortnite para a Play Store, uma oferta que foi simplesmente recusada.

VIA

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.