Android 14 perdeu um recurso muito utilizado

Android 14 perdeu um recurso muito utilizado

21 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Apesar de ainda estar presente num numero muito limitado de equipamentos, o Android 14 chegou com vários novos recursos, mas a nova versão do sistema operativo móvel da Google perdeu alguns recursos que estavam presentes em versões anteriores. Um exemplo é a capacidade de manter pressionado um ícone no ecrã inicial para visualizar rapidamente as notificações da aplicação.

Google decide remover recurso do Android 14

Até ao Android 13, os utilizadores podiam visualizar todas as notificações disponíveis de uma aplicação pressionando e segurando o ícone no launcher ou na grade (apenas uma notificação é mostrada na íntegra, com um contador no canto caso haja outras).

No entanto, com o Android 14, manter pressionado um ícone mostra apenas atalhos de aplicações, informações sobre a mesma, a capacidade de pausá-la e os seus widgets. Agora que as notificações não são mais mostradas nesse menu, a Google fez com que os três atalhos restantes aparecessem como uma lista completa no topo.

Aqui fica a interface desta função no Android 13 em comparação com a do Android 14:

Android 14
[quads id=RndAds]

Esta mudança foi introduzida durante o programa beta do Android 14 no verão passado e, após relatos de utilizadores, a equipa da Google esclareceu que remover notificações era o novo comportamento esperado e que não faria qualquer alteração neste novo sistema.

Parece, no entanto, que muitos utilizadores, após instalarem a atualização para o Android 14, consideraram inaceitável a escolha da Google, pedindo à empresa que reintroduzisse as notificações de aplicações em caso de pressão prolongada no ícone.

De momento, não parece que os programadores da empresa tenham qualquer intenção de atender a essas solicitações.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.