Google queria manter o Fortnite na Play Store mas…

Google queria manter o Fortnite na Play Store mas…

10 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Segundo parece, a Google ofereceu 147 milhões de dólares à Epic Games para publicar o Fortnite na Play Store. A informação surgiu durante o julgamento que coloca as duas empresas frente a frente pela questão das comissões na Play Store. No final das contas, a Epic recusou o dinheiro, que teria sido pago em quantias progressivamente maiores ao longo de três anos.

Google quis assegurar que o Fortnite estava disponível para os utilizadores do Android

A escolha da Google, como demonstraram alguns documentos internos e o depoimento direto do gerente de parcerias do Google Play, Purnima Kochikar, foi ditada pelo medo de que a escolha da Epic de operar fora da Play Store pudesse causar um efeito dominó entre outros estúdios e, portanto, fazer com que a Google perdesse biliões de dólares em receitas.

Mais especificamente, Lawrence Koh, que era então responsável pelo desenvolvimento comercial da divisão de videojogos do Google Play, disse que as estimativas feitas na altura indicavam que a ausência do Fortnite teria causado uma potencial perda direta que se estimava estar entre os 130 e 250 milhões de dólares, e até 3,6 mil milhões considerando o efeito dominó (que acabou por não acontecer).

A Epic, como dissemos, rejeitou essa oferta e decidiu publicar o jogo diretamente no seu site. Os utilizadores poderiam transferir a aplicação e a Epic poderia evitar o pagamento de taxas da Play Store vendendo a moeda premium do jogo, V-Bucks, diretamente do seu site oficial. No final das contas, porém, em 2020 ele mudou de ideia, devido, segundo ele, aos contínuos pop-ups que alertavam o utilizador contra o sideload, citando possíveis problemas de segurança.

A escolha de oferecer dinheiro a estúdios de alto nível, argumenta a Google, é tudo menos ilegal ou questionável: o objetivo final da empresa era oferecer aos seus utilizadores o serviço mais completo e rico em opções possível. Em vez disso, a Epic afirma que o incidente mostra que a Google temia a concorrência de sistemas alternativos de distribuição de aplicações e jogos na Play Store e que usou todos os meios possíveis para mantê-lo em monopólio.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.