Facebook Messenger tem um novo design que simplifica a aplicação
29 Fevereiro, 2020O design de uma interface é essencial numa aplicação, tão essencial como as próprias funcionalidades oferecidas. Gigantes da tecnologia como o Facebook modificam regularmente os designs para fornecer a experiência mais intuitiva e eficazes possível.
Ano após ano, versão após versão, as nossas aplicações, e serviços, recebem novas funcionalidades e vêem as suas interfaces mudarem. Infelizmente, esse desenvolvimento nem sempre é para melhor. Pode acontecer que uma aplicação, originalmente simples, se torne muito complexa, ao ponto de tornar essa interface sobrecarregada e que toda a experiência do utilizador seja impactada negativamente. Agora o Facebook está a “descongestionar” a sua aplicação de mensagens, o Facebook Messenger.
Facebook volta a mudar o design do Messenger
A aplicação Facebook Messenger foi projectada para ajudar os seus utilizadores a manter contacto e a comunicar-se. Actualmente, está a passar por uma fase de reformulação. A empresa tira proveito disso para remover, ou relegar, certos recursos para um nível secundário para simplificar a experiência como um todo. Uma das mudanças mais visíveis é provavelmente a remoção da guia Descobrir, enquanto outros recursos, como Jogos Instantâneos e Transporte, foram removidos da barra de ferramentas do chat. Os chatbots, embora ainda presentes, foram ocultados.
O Facebook não mencionou especificamente o porque dessas mudanças terem sido implementadas, mas para alguns seria um desejo optimizar a aplicação e torná-la mais simples, e rápida de usar. Afinal, se uma aplicação é carregada com recursos que não são essenciais para o utilizar, e seu uso principal, esse mesmo utilizador pode afastar-se rapidamente da aplicação, e acabar completamente desinteressado. Então, depois procurar uma alternativa mais eficaz. Dito isto, o WhatsApp – que também pertence ao Facebook – é um exemplo muito bom desse círculo virtuoso. Ao longo dos anos, a aplicação conseguiu manter o coração das suas funcionalidades enquanto adicionava novas funcionalidade, mas sem incomodar o utilizador.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.