Devo escolher um SSD em vez de um HDD para o meu novo PC?

Devo escolher um SSD em vez de um HDD para o meu novo PC?

16 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

É um assunto um tanto ou quanto delicado, mas uma questão muito pertinente. Devo usar um SSD ou um HDD no meu novo Desktop? Para que perceba a resposta a essa pergunta, tem de conhecer as diferenças entre ambos, e as suas vantagens e desvantagens. Sim, ambos têm as suas vantagens e desvantagens.

Se não é adepto de muito detalhes técnicos, a forma mais simples de conseguir explicar a diferença entre ambos, é que o SSD é um armazenamento flash e não possui qualquer parte mecânica. Como resultado, eles são menores e ocupam menos espaço, e em alguns casos até podem ser montados diretamente na motherboard. O armazenamento SSD é muito mais rápido que o seu equivalente HDD.
O armazenamento HDD é feito de fita magnética e possui partes mecânicas internas. Eles são maiores que os SSDs e muito mais lentos para ler e para escrever.

SSD

Se está a pensar construir um PC para qualquer propósito, certamente quererá velocidade. Se só tiver armazenamento HDD na sua máquina, a velocidade não vai ser nada de extraordinário. O Windows (ou qualquer outro sistema operativo) levará mais tempo para inicializar, as aplicações demoram mais para serem carregadas e os ficheiros demoram mais para serem abertos e guardados.

O que de bom um SSD tem, é que esse tempo de espera é drasticamente reduzido, mesmo em unidades mais baratas, quando comparado ao HDD. Qualquer coisa que execute irá ser realizado de forma muito mais rápida. Não vou dar numeros de comparação, porque isso varia de SSD para SSD e os HDD’s tambem têm velocidades diferentes, mas em momento algum, um HDD consegue ter velocidades semelhantes a de um SDD (nem lá perto).

Um dos melhores usos para um SSD num PC é como uma unidade de inicialização. Isso significa instalar uma unidade de pequena capacidade na qual o seu sistema operativo será instalado e inicializará todos os dias. Ao fazer isso, o PC inicializará e estará pronto de forma muito rápida. É muito facil um PC com o Windows 10 e hardware de gama média (atual) e com um SSD, estar pronto a trabalhar em menos de 10 segundo, depois de carregar no botão para iniciar o PC. Nesse mesmo SSD, também devemos colocar o software usado com mais frequência.

O contra, é que a vida útil de um SSD não é tão longa como a de um HDD, mas certamente pode usar um SSD como a sua única drive num PC. Muitos laptops só têm armazenamento SSD, por exemplo. Não estou a dizer que ele tem um curto tempo de vida útil, mas em comparação com o armazenamento HDD, é mais reduzido. Os SSDs não lidam bem com o fato de serem gravados com o passar do tempo, mas uma unidade de inicialização não sofreria muito com isso.

Os preços dos SSDs caíram muito nos últimos tempos, com o preço por GB muito abaixo do que era antes. As unidades de grande capacidade ainda são caras, assim como as de maior desempenho, mas, em geral, estão mais acessíveis do que nunca.

HDD

O HDD é o armazenamento em massa. Este tipo de unidade é mais barato de que um SSD e disponível em alguns tamanhos bastante grandes. Para quem tem muitos jogos ou qualquer outro conteúdo multimédia (musicas, fotografias e afins), é uma unidade destas que deve possuir. Atualmente comprar um HDD de 1000GB (1TB) custa tanto como adquirir um SSD de 240GB…. 4x mais espaço pelo mesmo valor.

No entanto, a leitura e escrita neste tipo de dispositivo não é tão rápida como num SSD. Outra das suas desvantagens é o facto de ter uma “parte mecânica”. Uma pancada mais forte no PC pode simplesmente fazer perder toda a sua informação. Depois são muito maiores que qualquer SSD, necessitam de um local especifico para ser instalado, e o seu peso é muito (mesmo muito) superior a de um SDD.

Mas afinal devo optar por um SDD ou por um HDD?

A minha recomendação é que deve optar por um sistema misto com armazenamento em massa em HDD e uma unidade de inicialização SSD, onde deverá instalar o sistema operativo. Dessa forma, obterá um equilíbrio entre preço, desempenho e espaço, e terá uma máquina completa para todas as ocasiões.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.