Elon Musk não quer um Tesla com 1000 km de autonomia

Elon Musk não quer um Tesla com 1000 km de autonomia

12 Março, 2022 0 Por Joel Pinto

Elon Musk considera que 1000 km de autonomia não são vantajogos

Desde sempre, o principal defeito dos carros eléctricos tem sido a sua autonomia. Em Portugal, tal como no resto do mundo, a rede de carregamento ainda é muito subdesenvolvida para dirigir sem ter que adaptar à sua rota. Entre a falta de estações dedicadas e a sua baixa quilometragem em relação aos veículos térmicos, pode-se pensar que o assunto é de particular preocupação para a Tesla, grande pioneira no mercado de VE.

No entanto, Elon Musk surpreendeu o seu público, e seguidores da rede social Twitter. Há alguns dias, enquanto o excêntrico bilionário pedia “mais petróleo e gás”, ele também explicava porque era tecnicamente possível produzir carros eléctricos com autonomia de 1000 km:

“Poderíamos ter produzido o Model S com 600 milhas de alcance ( 1000 km) já há um ano, mas isso não teria melhorado o produto na minha opinião, pois 99,9% das vezes, equivaleria a carregar uma massa de bateria inútil”.

Se o patrão da Tesla não vê sentido num veículo elétrico com 1000 km de autonomia, é simplesmente porque implicaria sacrifícios substanciais em termos de conforto na estrada: apostando numa maior autonomia, a marca deveria ter optado por aumentar o volume e o peso de sua bateria. Uma situação que inevitavelmente “prejudicou a aceleração, manuseio e eficiência” do carro. Especialmente, lembra Elon Musk, com 645 km de autonomia, os veículos da marca já cobririam “mais do que as necessidades da maioria dos condutores”.

Elon Musk

No entanto, a marca planeia abrir uma excepção com seu Roadster, previsto para 2023, o imponente veículo terá autonomia de 620 milhas, ou seja, mais de 1000 km. Como consequência directa desta escolha, o carro será equipado com uma imponente bateria de 200 kWh para percorrer essa distância.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.