BMW revela SUV eléctrico ... que muda de cor a pedido do utilizador

BMW revela SUV eléctrico ... que muda de cor a pedido do utilizador

9 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

Apesar de já ter terminada já alguns dias, continuamos a falar de assuntos que se passaram na CES 2022, que se realizou mais uma vez em Las Vegas. E desta vez para falar da mais recente sensação da BMW, o SUV eléctrico iX, em que a nota de maior destaque vai para o facto da sua carroçaria poder mudar de cor, quase instantaneamente, a pedido do utilizador.

Para que isso fosse possivel, a BMW trabalhou numa impressionante tecnologia "camaleão", em parceria com a empresa E Ink, e baseia-se num processo denominado "electroforese": a carroçaria do veículo é coberta por uma camada de vários milhões de microcápsulas (finas como um cabelo), e que podem ser estimuladas por sinais eléctricos. Essa "estimulação", por sua vez, activa os pigmentos de cor, que mudam rapidamente do preto para o branco cremoso.

BMW iX pode mudar de cor a pedido do utilizador

A BMW explica que essa mudança de cor não existe apenas para impressionar (bem, um pouco mesmo assim …): o branco tende a “repelir” melhor os raios do sol enquanto o preto retém o calor com mais facilidade. O que poderia, portanto, ter interesse do ponto de vista térmico (e permitir limitar a utilização de ar condicionado ou aquecimento no habitáculo).

De momento, e como se pode imaginar, infelizmente esta tecnologia bastante blefadora não está prevista para chegar aos modelos de série da marca alemã.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.