Atualização invulgar está a chegar aos Google Pixel

Atualização invulgar está a chegar aos Google Pixel

10 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Habitualmente, quando ouvimos falar em atualizações para os Google Pixel, ou qualquer outro smartphone Android, a mesma está associada a algum patch de segurança ou uma atualização do sistema operativo, mas agora o gigante das pesquisas prepara algo totalmente diferente.

Google Pixel receberão atualização do kernel

Aparentemente, a Google está a preparar o lançamento de uma grande atualização de kernel para todos os telefones Pixel que estão equipados com um chip Tensor, com o intuito de manter esses dispositivos em ótima forma a longo prazo.

A informação está a ser avançada pelo nosso bem conhecido Mishaal Rahman, ele que garante que a Google está a planear atualizar os Google Pixel baseados em Tensor para o kernel Linux 6.1 no futuro. Até mesmo a série Pixel 9, com o seu suposto Tensor G4, deverá ser fornecida com o kernel Linux 5.15, mas também passará por uma atualização.

Embora essa atualização não traga grandes novidades para os utilizadores, uma atualização do kernel é sempre importante, já que ele é o cérebro por trás do seu dispositivo, fazendo a gestão de memória e os sistemas de ficheiros. Um kernel desatualizado significa problemas, desde problemas de desempenho até sérios riscos de segurança.

Rahman ressalta que as atualizações do kernel são raras, especialmente no universo Android. Os detalhes do que essa atualização trará para a mesa ainda estão em segredo, e a Google até ao momento nada falou sobre isso.

Para os não entendidos, o kernel é responsável por garantir que o software funcione bem com o hardware. Pense nele como o gestor de recursos do seu equipamento, já que é ele que decide quando é que as suas aplicações sobrecarregam o processador, e é ele o responsável pela boa gestão de memória do dispositivo. Uma atualização do kernel também pode resfriar o seu telefone se ele estiver em sobreaquecimento ou incluir alguns recursos interessantes.

Pixel 8

Rahman sugere que isso poderia aumentar o suporte a longo prazo. Mas não pense que o seu antigo Pixel movido pelo Tensor receberá de repente o mesmo tratamento… trata-se mais de manter as coisas a funcionar melhor a longo prazo. Da mesma forma, não tenha muitas esperanças de uma reforma visual ou recursos chamativos com esta atualização nos Google Pixel. O que isso fará, porém, é preparar o terreno para que esses Pixels permaneçam atualizados a longo prazo.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.