Atenção aos Torrent: Grande falha de segurança detetada em 3 famosos sites ilegais

Atenção aos Torrent: Grande falha de segurança detetada em 3 famosos sites ilegais

4 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Um informante, que preferiu manter-se no anonimato revelou ao pessoal do TorrentFreak existirem três grandes, e problemáticos, sites privados de torrent. Eles involuntariamente expõem uma falha de segurança grave. No entanto, eles não conseguiram contactar os gestores desses serviços para notificá-los sobre os problemas.

Assim como um site público, um site de torrent privado permite que ficheiros sejam partilhados e descarregados utilizando o protocolo BitTorrent. Para usufruir dos seus serviços, ou contactar os seus gestores, é necessário tornar-se membro, por cooptação ou mediante o pagamento de uma subscrição.

Obviamente, isso requer o fornecimento de muitas informações, incluindo um meio de pagamento, se realmente concordar em pagar o que é pedido.

O problema está no programa Torrent Auto Loader, que é utilizado pelos rastreadores desses três sites. O último é iniciado quando novas fontes aparecem em outros rastreadores. Ele descarrega, e transfere automaticamente, torrents e outros tipos de ficheiros de uma plataforma para outra. O problema é que a página de administração desse serviço pode ser acedida por qualquer pessoa: ela não é protegida por password. Todos esses três sites privados usam um dos dois clientes: rTorrent ou ruTorrent.

Sites privados de Torrent estão expostos a vulnerabilidades

Sites privados como esses, têm a reputação de serem mais seguros do que seus equivalentes convencionais. No entanto, acontece exatamente o contrário em relação aos três serviços mencionados pela fonte anónima. A ameaça de libertar dados de membros pagos é tão forte que o pessoal do TorrentFreak diz:

“O pesquisador quer proteger os utilizadores dessas plataformas, mas se nomearmos os sites aqui, não daria aos administradores tempo suficiente para corrigir essas mesmas falhas. Os operadores desses sites devem, portanto, reconhecer-se… e resolver rapidamente essa lacuna crítica”.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.