Análise Kobo Clara 2E: Simples, eficaz e ecológico

Análise Kobo Clara 2E: Simples, eficaz e ecológico

2 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

É verdade que não existe nada como ler um bom livro, e felizmente nos dias de hoje temos formas de o fazer, seja com o livro em si, que nos oferece uma experiência única, ou então através de um dispositivo próprio para esse efeito, habitualmente chamado de eReader.

Há sensivelmente um ano revelei aqui a minha análise a um eReader, o Kobo Libra 2, e hoje disponibiliza a análise a um outro produto da Kobo, e desta vez da série Clara, o novo Clara 2E, que foi anunciado no passado mês de Setembro.

Este Kobo Clara 2E é um eReader compacto, acessível e têm como alvo os fãs de leitura digital calma e tranquila, já que conta com recursos muito interessantes, como um ecrã de 6 polegadas e botões físicos. Ele inclui ainda recursos premium dos eReaders Kobo mais caros, como por exemplo o ComfortLight PRO.

Trata-se um dispositivo preto de plástico rígido, com um padrão de textura diferente do habitual na parte traseira. Ele ainda possui recursos avançados da Kobo, como o excelente ComfortLight Pro (com temperatura de cor ajustável), TypeGenius e suporte a OverDrive integrado. Ele foi projetado para ser um eReader sem grandes truques, mas que oferece alguns recursos avançados para uma melhor experiência do utilizador.

Em termos de especificações técnicas, este Kobo Clara 2E conta com um novo ecrã touch E Ink Carta 1200 com modo escuro, 16GB de Armazenamento interno, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth com suporte a audiolivros, Carregamento efetuado através de uma porta USB-C e como não podia faltar, a certificação IPX8, que lhe oferece resistência a água durante 60 minutos em até 2 metros de profundidade.

Podem parecer recursos básicos, mas acreditem que para um eReader são especificações muito boas, mesmo para os utilizadores mais exigentes. Alem disso, a Kobo joga aqui uma cartada muito importante, uma vez que este Clara 2E é composto por mais de 85% de plástico reciclado, incluindo 10% de plástico oceânico. A empresa afirma que o seu objetivo ao fazer essa mudança é desviar mais de 200.000 garrafas plásticas dos oceanos e manter mais de um milhão de CDs e DVDs fora dos aterros sanitários no próximo ano. Alem disso, as SleepCovers para a Clara 2E também são construidas de material reciclado.

Clara 2E

Ser ecologicamente correto não tornará a sua experiência de leitura melhor, mas pode fazer sentir-se melhor ao utilizar um dispositivo eletrónico que é amigo do ambiente, em vez de um livro em papel.

O Clara 2E é um eReader compacto. É pequeno o suficiente para caber num bolso, então pode levá-lo para qualquer lugar. Isso inclui a praia ou piscina, já que se for mergulhado na água não terá qualquer problema. A parte de trás estampada fornece alguma aderência, mas é um plástico rígido para que não obtenha o mesmo efeito que um material mais macio. Dito isto, este eReader é pequeno o suficiente para que o segure apenas com uma mão, tal como faz com o smartphone.

O seu ecrã E Ink Carta 1200 (com 300 PPI) oferece texto nítido e o ecrã touch responde perfeitamente aa toque para virar as páginas. Reparei que o Clara 2E era apenas um pouco lento em comparação Libra 2 quando se trata de virar as páginas e mudar de ecrã, mas se não tivesse o outro eReader para compará-lo não ia ver nisso um problema. Mas isso acontece porque é nessa área que a Kobo manteve os custos baixos. Não tenho qualquer especificação listada para o processador do eReader, apenas que ele opera a 1 GHz.

Kobo Clara 2E

A experiência de leitura personalizada com o TypeGenius da Kobo continua a ser a melhor do mercado, e o ComfortLight PRO (com a sua capacidade de mudar para um tom âmbar quente para evitar a luz azul que atrapalha o sono ao ler à noite) continua a ser um dos grandes recursos da Kobo. Alem disso, este novo ecrã também suporta o modo escuro.

Confesso que não sou grande fã de audiolivros, mas se gosta de ouvir livros, a adição do Bluetooth será muito bem recebida por si, já que apenas precisa de ligar os fones de ouvido e desfrutar do que será "lido".

Veredicto final Kobo Clara 2E

O Kobo Clara 2E é um eReader completo e fácil de usar. Não é um monstro da velocidade, mas não deixa de ser uma excelente escolha dadas as muitas funcionalidades e ferramentas de personalização que oferece. Agora também existe a opção de ouvir audiolivros, embora deva ser dito que os preços ainda são um pouco proibitivos.

Em suma, um produto realmente completo, leve e com um ecrã de excelente qualidade. Acrescente a isso a impermeabilização IPX8, semanas de autonomia e navegação geralmente melhorada no lado do software, tudo isso por 149 euros.

Como tal, a minha nota para o Kobo Clara 2E é:

O produto foi-nos gentilmente disponibilizados pela marca para que a realização desta análise fosse possivel. Se quiser, pode aceder à página oficial do mesmo aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.