Já em 2022 todos os novos carros terão limitador de velocidade

Já em 2022 todos os novos carros terão limitador de velocidade

21 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

A partir de Julho de 2022, todos os carros novos vendidos na União Europeia serão equipados com um limitador de velocidade obrigatório. Na passada quarta-feira, dia 17 de Novembro, os regulamentos europeus que exigem a integração de um sistema de Adaptação Inteligente de Velocidade (AIV) foram oficialmente adoptados.

Inicialmente (Julho de 2022), apenas os modelos de automóveis novos (automóveis, utilitários e veículos pesados) terão que possuir esse sistema de controlo. Mas, a partir de Julho de 2024 , todos os veículos que sairão das linhas de produção serão obrigatoriamente equipados com esse sistema. Sem surpresa, a legislação deixa tempo para as fabricantes aplicarem os seus requisitos e se tornarem compatíveis.

Este sistema obrigatório visa obviamente acabar com o excesso de velocidade. Concretamente, a Adaptação de Velocidade Inteligente monitorizará constantemente a velocidade do veículo, e a velocidade máxima autorizada na estrada percorrida. Para isso, o carro será equipado com uma câmara inteligente capaz de fazer a leitura de placas e uma ferramenta de geolocalização. Dependendo da localização do carro, o sistema determinará a velocidade máxima permitida.

Limitador de velocidade

Limitador de velocidade será obrigatório já a partir de 2022

Em caso de violação da velocidade máxima autorizada, o carro emitirá avisos visuais e sonoros. Se o condutor não desacelerar, o sistema reduzirá a potência disponível, e dificultará o uso do pedal. Obviamente, será necessário pressionar com muito mais força o pedal para continuar a acelerar. Segundo a lei, o sistema de fixação pode, de facto, ser ignorado…

Resta agora saber se esse limitador de velocidade se vai manter activo durante muito tempo no carro das pessoas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.