Xiaomi quer bloquear a instalação de ficheiros APK no Android
24 Maio, 2022Xiaomi não está confortável com a extracção dos ficheiros APK
Embora estejam a ser feitas diversas pressões para que a Apple permita que os utilizadores possam aceder a lojas de aplicações de terceiros no iPhone, ou que possam fazer instalações manuais de aplicações, a Xiaomi quer fazer o caminha inverso e quer bloquear o acesso a APKs no Android.
A fabricante chinesa de smartphones quer ter o controlo de determinadas aplicações, e recentemente publicou na rede social Twitter que um engenheiro havia enviado um patch ao AOSP (Android Open Source Project) que bloqueia a extracção de ficheiros APK nos smartphones.
A Xiaomi explica que algumas dessas aplicações contêm “recursos privados” que não precisam de ser partilhados na web livremente. A marca também considera que as aplicações móveis nunca devem ser encontrados na Internet em forma de ficheiro APK, mas apenas distribuídos na Play Store ou em outras lojas de aplicações confiáveis… E quando sabemos que existem plataformas “confiáveis” que são capazes de distribuir muito malware, é difícil ficar do lado da Xiaomi.
Além disso, a Google interveio para explicar que o patch proposto pela Xiaomi só conseguiria bloquear a extracção dos APK em versões estáveis do Android, e que seria fácil continuar a extrair esses ficheiros em versões mais antigas, ou modificadas, do Android. Além disso, a Google não considera que todas as aplicações mereçam esse tipo de protecção e que não há motivo para bloquear APKs para essa finalidade específica, sendo o Android aberto por natureza.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.