Xbox continua a investir pesado no Game Pass

Xbox continua a investir pesado no Game Pass

11 Dezembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Numa entrevista recente ao pessoal do Windows Central, Phil Spencer confirmou que a Xbox investe mais de 1 bilião de dólares por ano no Game Pass. Esse valor é utilizado principalmente para integrar jogos de terceiros no seu serviço de assinatura.

Game Pass e uma plataforma móvel são as apostas da Xbox

Segundo o bigboss da secção de jogos da Microsoft, o Game Pass foi projetado para oferecer um grande número de jogos muito variados, desde grandes títulos AAA até jogos independentes menos conhecidos das massas. O serviço, que cresceu nos últimos cinco anos, tornou-se uma parte essencial da identidade da marca Xbox, com uma presença que se expandiu para PC e nuvem. Phil Spencer destaca a importância de continuar a inovar para fortalecer o catálogo de jogos e a plataforma Xbox para os utilizadores que investiram na sua consola.

“Como continuamos a inovar para as pessoas que estão envolvidas na nossa plataforma?”, questiona ele. “E como podemos garantir que eles se sintam bem com o investimento que fizeram no que construímos?”. O responsável esclareceu ainda que, ao contrário do que alguns esperam, o Game Pass não estará disponível nas plataformas PlayStation ou Nintendo.

Durante uma conferência em São Paulo, Phil Spencer também anunciou que a empresa está a trabalhar ativamente no lançamento de uma loja móvel para competir com as da Apple e do Google. Este esforço é uma parte importante da estratégia da empresa que pretende posicionar-se como uma alternativa à App Store e à Play Store.

Este desenvolvimento segue a aquisição da Activision Blizzard King, e neste longo nome, é King o mais importante: o estúdio por trás do Candy Crush pode muito bem representar a ponta de lança desta loja. Mesmo que o Call of Duty Mobile, da Activision, também possa ser um dos pivôs importantes desta loja. “A razão pela qual discutimos a aquisição da Activision é por causa das suas capacidades móveis”, disse ele, confirmando que isso era algo que faltava na Xbox.

Xbox Kinect

O lançamento desta loja online no smartphone é considerada iminente, graças em particular à legislação sobre os mercados digitais na Europa (DMA), que obrigará a Apple a aceitar o sideload e lojas alternativas a partir do próximo mês de março.

No longo prazo, Spencer deseja absolutamente que a Xbox continue relevante nas próximas décadas, tendo em mente a importância da presença da marca em múltiplos ecrãs. E particularmente na área de jogos para smartphone, que está a passar por um forte crescimento.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.