Windows 11 parece não conseguir relatar correctamente a utilização do CPU

Windows 11 parece não conseguir relatar correctamente a utilização do CPU

23 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Windows 11 com bug que afecta o gestor de recursos

Profissionais, gamers ou simples os utilizadores mais atentos costumam verificar com alguma frequência a utilização de recursos do seu dispositivo. Acontece que agora foi descoberto um problema curioso que afecta o Windows 11.

Segundo está a ser revelado, a versão mais recente do sistema operativo da Microsoft não consegue detectar correctamente a carga de CPU dos software em execução. Essa situação foi divulgada na rede social Twitter pela conta de uma ferramenta muito conhecida, a CapFrameX, que a descobriu isso durante um teste de desempenho de um Ryzen 7 5800X3D no Shadow of the Tomb Raider (SotTR).

Numa das fases mais pesadas do jogo em termos de recursos necessários, o Windows 11 detecta uma carga de CPU incomumente baixa: apenas para um dos 16 threads é informada a carga que seria esperada, enquanto todos os outros, a confiar na ferramenta monitorização, não são utilizados por mais de 10% da sua capacidade máxima, uma hipótese improvável... muito improvável. Uma captura de ecrã foi partilhada no tweet que documenta a anomalia através de dois sistemas de detecção diferentes.

Segundo o CapFrameX, o bug mão afecta só esse jogo, mas todos os jogos e aplicações de estatísticas. No entanto, parece haver algo em comum: tanto o CapFrameX como, provavelmente, o HWiNFO usam o rastreamento de eventos do Windows (ETW), e é possível neste momento que o ETW esteja a gerar as informações erradas.

Windows 11

A CapFrameX anunciou que usou uma máquina com a build 22621 beta do Windows 11, que é a versão a ser disponibilizada em breve como Windows 11 22H2, e que poderá fazer a Microsoft atrasar o seu lançamento.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.