Windows 11: Microsoft disponibiliza finalmente recurso básico para o microfone

Windows 11: Microsoft disponibiliza finalmente recurso básico para o microfone

5 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Com a pandemia chegaram necessidades que até então nunca ninguém pensou que um dia viessem a ser tão importantes. Por exemplo, o mercado de webcams estava morto, e com os diversos confinamentos causados pelo Covid-19, tornou-se num acessório indispensável, e que a certo ponto, tornou-se muito difícil de encontrar no mercado.

Outro produto que raramente era utilizado, excepto pelos Gamers e pelos streamers, era do do microfone. Raramente era utilizado nos computadores, e de repente tornou-se algo indispensável. No entanto, o mais recente sistema operativo da Microsoft, o Windows 11, não conta com um forma simples de silenciar os microfones, um recurso que tem tanto de básico, como de útil.

No entanto, a versão de visualização mais recente do Windows 11, conta com uma nova funcionalidade na barra de tarefas, onde permite que os utilizadores possam silenciar o seu microfone com apenas um clique. No entanto, esse botão só funciona no Microsoft Teams, com um ícone de microfone a aparecer na bandeja do sistema ao lado da sua rede regular, volume e ícones de bateria. Basta clicar nele para activar, ou desactivar, o som do microfone em apenas um segundo.

“Chega de momentos embaraçosos quando se esquece de activar ou desactivar o som do microfone. Começando com o Microsoft Teams hoje, encontrará um ícone de microfone adicionado automaticamente à sua barra de tarefas quando estiver activamente numa chamada. Pode ver o status do áudio da sua chamada, qual a aplicação que está a aceder ao seu microfone e activar, e desactivar o mute rapidamente, e a qualquer momento”, explica a Microsoft.

microfone

Windows 11 já permite desactivar o microfone com apenas um clique

Ou seja, o ícone só vai aparecer quando entra numa reunião do Microsoft Teams, e vai permanecer por lá até encerrar a reunião. E o melhor de tudo é que verá sempre o ícone, não importa o que esteja a fazer seu computador – é claro, a menos que inicie algo em ecrã inteiro e a barra de tarefas deixe de ficar invisível.

De momento o recurso apenas está disponível para um numero muito limitado de utilizadores do programa Insiders, mas espera-se que o mesmo seja disponibilizado para todos os utilizadores do Windows 11 numa compilação futura.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.