Windows 10X: Um primeiro olhar do novo sistema operativo da Microsoft

Windows 10X: Um primeiro olhar do novo sistema operativo da Microsoft

18 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

Ainda estávamos em 2019 e a Microsoft anunciou ao mundo o Windows 10X, um sistema operativo que na ocasião foi anunciado para os dispositivos 2 em 1. Ou seja, quando foi anunciado, este sistema era projetado para dispositivos com dois ecrãs, como por exemplo, o Surface Neo e o Lenovo ThinkPad X1 Fold. Entretanto, e já em 2020, a Microsoft revelou que fez alterações nos seus planos, e o sistema também seria lançado para dispositivos com apenas um ecrã.

Agora, parece que o sistema operativo está pronto, ou muito próximo disso, e o pessoal do BleepingComputer conseguiu meter as suas mãos no mesmo, e ajuda-nos a ter um primeiro olhar sobre o que a Microsoft nos vais oferecer.

Para começar, e ao contrário do Windows 10, o Windows 10X não vem com blocos dinâmicos tradicionais no menu iniciar. Na versão divulgada, o Windows 10X está a usar o ChromeOS como ícones estáticos para aplicações da Microsoft Store, e aplicações Web progressivas, com base no Microsoft Edge.

Segundo está a ser revelado, por padrão, o Menu Iniciar contará com atalhos para aplicações e serviços populares, como Microsoft Teams, Microsoft Edge e as Definições. O menu Iniciar mostrará apenas aplicações e sites, e o utilizador não poderá agrupar essas aplicações para criar uma pasta. Poderá clicar com o botão direito em qualquer ícone para aceder as suas definições, e fixá-la na barra de tarefas.

Além do menu Iniciar, há também uma nova barra de tarefas alinhada, e com três tamanhos distintos – pequeno, médio e grande. O tamanho pequeno é voltado para desktops com suporte para rato, e o tamanho médio ou grande parece ser dedicado para dispositivos com ecrã touch.

Depois temos o Centro de ação que também conta com uma nova aparência no Windows 10X. Conforme podemos ver na imagem abaixo, o Windows 10X vem com Centro de Ação flutuante, que também inclui a bandeja do sistema da barra de tarefas.

Ao contrário daquele que temos no Windows 10, este centro de ação coloca mais ênfase em ações rápidas, o que significa que a área de notificações não ficará visível durante muito tempo, e melhor de tudo, não irá ocupar todo o ecrã. Alem disso, ele também conta com novos controlos de volume, opções de energia e percentagem da bateria.

Painel de Controlo desaparece completamente no Windows 10X

As definições, e as atualizações, também parecem ser diferentes. A verdade é que no Windows 10X a Microsoft removeu completamente o Painel de Controlo, e a aplicação das Definições é a mesma que é disponibilizada no Windows 10.

Windows 10X

As Definições do Windows também permitem que faça a gestão das atualizações, que agora estão separadas dos componentes do sistema operativo, como drivers e aplicações. Este novo sistema é capaz de aplicar atualizações em menos de 90 segundos, salvando o pacote de atualização numa partição diferente. Uma vez feito isso, os dados de atualização são movidos para outra partição e substituídos durante o reinicio do dispositivo.

Para terminar, também foi referido que a Pesquisa do Windows agora faz parte do Menu Iniciar, e aparecerá na parte superior.

Windows 10X

E tal como no Windows 10, este Windows Search permite que procure ficheiros no armazenamento local, e na nuvem.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.