Suporte ao codec AV1 passa a ser obrigatório no Android TV

Suporte ao codec AV1 passa a ser obrigatório no Android TV

18 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

Em Outubro de 2020 surgiram alguns rumores que davam conta de que isto poderia acontecer em breve. Na ocasião, os rumores diziam que as futuras soluções de streaming que desejam contar com o Android TV, da Google, deveriam ser compatíveis com o codec AV1.

Embora o codec AV1 seja gratuito, a verdade é que ele está a ganhar popularidade no streaming online, e no consumo de conteúdo multimédia, no entanto, apenas alguns dos principais serviços de streaming codifica parte do seu conteúdo em AV1.

O codec de streaming está disponível para todos através da Alliance for Open Media, e foi projetado para tornar o streaming de vídeos pela Internet mais eficiente sem comprometer a sua qualidade. Um dos primeiros fornecedores a suportar o codec ex works nos seus aparelhos de TV, foi a Sony.

E para que o codec AV1 seja amplamente aceite é necessário que haja mais dispositivos com hardware para decodificar o mesmo. Para isso, a Google agora exige que todos os novos dispositivos com Android TV, que sejam lançados após 31 de Março de 2021, sejam compatíveis com a decodificação de vídeo AV1.

Codec AV1 passa a ser obrigatório para produtos com Android TV

Segundo um slide interno que conseguiu ser visualizado pelo pessoal do XDA, dá conta de que esse requisito deve aplicar-se a todos os novos produtos de TV com Android 10 ou Android 11, que cheguem ao mercado ainda este ano.

Este slide foi parte de uma apresentação que a Google fez para os seus parceiros Android TV, no ano passado.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.