O que é o Windows 10 LTSC? Devo ou não instala-lo?

O que é o Windows 10 LTSC? Devo ou não instala-lo?

6 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

O Windows é o mais popular sistema operativo, e que alimenta milhões de computadores em todo o mundo, mas isso não significa que seja perfeito, está longe disso. O Windows 10, tal como o Windows 11 vem pré-carregado com muitas aplicações da Microsoft, que podem ser desnecessárias para os utilizadores, ou até pode não querer algumas configurações de rastreamento que vêm por padrão no sistema operativo. Alem disso, é altamente sabido que as actualizações da Microsoft têm por habito causar alguns problemas aos PCs.

No entanto, a maioria das pessoas pensa que a única alternativa a essa situação passa por utilizar o Linux ou mudar para o ecossistema Mac. Mas fique já a saber que está completamente errado, já que existe uma versão do Windows 10 que pode servir as suas necessidades, o Windows 10 LTSC, que mais não é do que uma versão "limpa" do sistema operativo, que é completamente estável e totalmente compatível com aplicações, e processos, do Windows.

LTSC significa “Canal de Manutenção de Longo Prazo”. Ou seja, esta é uma versão corporativa mais leve do sistema operativo que é baseada em versões específicas do Windows 10. Sem extras, sem aplicações pré-instaladas, sem a Cortana, sem recursos exóticos como a guia "Notícias e Interesse" que a Microsoft adicionou no ano passado. Essa falta de recursos, e aplicações extras, certamente deixará o seu dispositivo com muito mais espaço livre, mais recursos do sistema, etc. Alem disso, ele evita que instale actualizações duvidosas.

Mas como tudo, este Windows 10 LTSC tem algumas desvantagens. Em primeiro lugar, a menos que já tenha uma licença do Windows 10 Enterprise, será necessário comprar uma para validar a sua instalação.

O outro grande argumento contra o uso da versão LTSC é que não receberá actualizações importantes do Windows; a versão que instalar permanecerá. Alem disso, se quiser actualizar para outra versão LTSC (ou voltar para a edição Home do Windows 10 ou 11), terá que fazer uma reinstalação completa, e comprar uma nova chave. Felizmente, as versões LSTC sempre têm acesso a actualizações de segurança e correcções de bugs, portanto, não há preocupações de segurança. Dito isto, as versões LTSC lançadas após 2021 têm apenas cinco anos de suporte, em comparação com 10 anos para as versões clássicas.

Windows 10 LTSC

Embora tecnicamente não seja feito para o público em geral, o Windows 10 LTSC funciona perfeitamente bem num computador que usa todos os dias, desde que esteja pronto para ficar sem os recursos mais recentes. Mas como é óbvio poderá ligar-se à Internet, instalar aplicações, jogar e tudo mais.

Outra desvantagem, que a meu ver não é muito significativa, é que o Windows 10 LTSC também não possui a Windows Store, mas pode como tudo, poderá descarregar o mesmo e instalá-lo.

Mas como posso instalar o Windows 10 LTSC?

Se quiser experimentar o Windows 10 LTSC, poderá utilizar uma versão de 90 dias, mas precisará de uma chave de produto válida para activar o sistema operativo após o término desse período.

Mas aqui fica os passos para a instalação do sistema operativo:

  • Vá para a página dedicada no site da Microsoft (aqui)
  • Seleccione a versão LTSC de 64 bits para o seu país e idioma e inicie o download.
  • Depois de descarregado, utilize o ficheiro ISO para criar uma PEN USB inicializável e instale o Windows 10 LTSC.
Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.