Apple anuncia o iOS 16: Conheça as novidadades

Apple anuncia o iOS 16: Conheça as novidadades

6 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

A Apple realizou hoje uma grande conferencia, onde entre as muitas novidades temos a nova versão do sistema operativo para os iPhone, o iOS 16. E como deve imaginar, ele chegará com algumas inovações, e a primeira, e que mereceu grande destaque na apresentação está relacionado ao ecrã de bloqueio, que deve ficar ainda melhor. É a maior actualização de sempre para o ecrã de bloqueio, que agora está ainda mais personalizada.

Vários estilos, widgets, informações e muito mais podem ser colocados nele. A Apple é obviamente mais orientada para o Material You, da Google. O ecrã pode ser alterado com um toque longo e os estilos coordenados entre si são-lhe sugeridos com um toque. O utilizador também pode criar vários ecrãs de bloqueio, e ir alternando entre elas.

Cada elemento pode ser personalizado separadamente e alterado em cor, fonte, filtro e muito mais. Os widgets podem ser inseridos em determinados locais através da galeria. Por exemplo, temos um calendário, clima e muito mais. Ecrãs de bloqueio predefinidos também estão disponíveis.

As notificações rolam no ecrã e são melhor organizadas. As actividades em directo mantêm o utilizador actualizado sobre certas coisas em tempo real. A música fica mais abaixo no ecrã, facilitando o controlo com o polegar.

O recurso de foco também chega ao ecrã de bloqueio. Cada ecrã de bloqueio pode receber um foco específico. Isso significa que o utilizador tem os seus próprios widgets e mais disponíveis para o foco, por exemplo, do trabalho. O Filtro de foco pode ocultar conteúdo que o distraia, como guias do Safari, etc.

O iMessage também recebe algumas melhorias. Também poderá editar mensagens ou desfazer o envio. Os tópicos também podem ser marcados como não lidos. No entanto, a segmentação em geral não parece ter sido revista.

A carteira digital está em constante revisão, e no iOS 16 isso não será diferente. As chaves digitais podem ser partilhadas com mais facilidade e levadas para a sua própria carteira. Outra das novidades está relacionado ao Apple Maps. Com o iOS 16 o roteamento multistop encontrará o seu caminho na aplicação, com até 15 paragens planeadas que até podem ser inseridas através da Siri. O MapKit será bastante melhorado para os programadores, especialmente o City Experience que vem com mais detalhes dos mapas.

O desporto também entrará em foco com o iOS 16, especialmente com as Actividades em directo. Informações em tempo real de jogos etc. chegam directamente no ecrã de bloqueio.

O Family Sharing é a solução de gestão para famílias que chegará com o iOS 16. Ele permite que partilhe assinaturas, ou conteúdo partilhado, com crianças e muito mais. Gerir contas de crianças fica mais fácil, especialmente as configurações de controlo parental. Novos dispositivos podem ser configurados através do Quick Start, e uma lista de verificação familiar pode ajudá-lo a actualizar as configurações.

As fotos também recebem novos recursos de partilha. Existe uma Biblioteca de Fotos partilhadas que podem ser partilhadas com até 5 pessoas e alimenta automaticamente o conteúdo. Ou seja, algo que já existe há muito tempo no Google Fotos, que finalmente chega ao Fotos para iOS.

A Apple sempre preza pela protecção e segurança dos dados. A Verificação de Segurança agora verifica determinados factores nos seus dados. Passwords partilhadas, e outras, são notadas mais rapidamente antes que acidentes de dados aconteçam. Os acessos de aplicações, e outros, também serão redefinidos.

Então e na casa inteligente, temos novidades no iOS 16? Na palestra, a Apple novamente confirma os seus esforços no Standard Matter. A aplicação Home foi completamente redesenhado e está na hora de a massificar. Quartos e favoritos acabam num painel separado, e novas categorias devem trazer mais clareza, para que possa saltar rapidamente para as câmaras de segurança, ou em outra área de interesse.

iOS 16

Apple não revelou a data de lançamento da versão estável do iOS 16

O CarPlay também merece um facelift e também está a receber algumas mudanças com o iOS 16. O painel passou por uma revisão completa, que agora oferece mais widgets, navegação integrada e muito mais, e pode ser personalizado para se adequar a muitos ecrãs, de carros diferentes. Dependendo do layout que possui, pode adaptá-lo, e alterá-lo, por si mesmo. Até o painel de instrumentos pode ser completamente transformado em carros modernos quando um iPhone é ligado. Muitas marcas darão suporte a isso a partir do próximo ano.

A ultima nota de destaque do iOS 16 é o Quick Note, que chega com um perfil de áudio espacial personalizado que pode ser criado, e muito mais.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.