Windows 10: aceleração de hardware para AV1 está a chegar

Windows 10: aceleração de hardware para AV1 está a chegar

13 Outubro, 2020 0 Por Joel Pinto

O codec de vídeo AV1 em breve terá direito à aceleração através de hardware, no sistema operativo da Microsoft, o Windows 10. O gigante do software marcou um evento onde fará um anúncio, neste outono, através de uma implantação de acordo com a disponibilidade dos mais recentes chips gráficos.

Para tirar proveito da aceleração de hardware para o AV1 no Windows 10, na versão 1909 ou superior, a Microsoft cita as placas de vídeo Nvidia GeForce RTX 30 e as placas de vídeo AMD Radeon RX 6000, que estão a chegar. Com a sua parte gráfica integrada Iris Xe, os processadores Intel Core de 11ª geração também são compatíveis para esse efeito.

A Microsoft aponta que o suporte exigirá a extensão AV1 Video, um navegador da web ou outra aplicação com suporte de aceleração de hardware para AV1, incluindo aplicações que tiram proveito do Microsoft Media Foundation.

Windows 10 AV1

Windows 10 em breve terá suporte para a aceleração de hardware para o AV1

Note que a aceleração de hardware para AV1 está no programa para a próxima versão VLC 4.0 do famoso reprodutor multimédia.

E para quem não sabe o que é o AV1, é um famoso codec de vídeo, de código aberto, e livre de royalties desenvolvido pela Alliance for Open Media (AOMedia). Ele melhora a taxa de compressão em 20-30% em comparação com VP9, ​​que já estava a procurar melhorias em comparação ao H.265 / HEVC.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.