Windows 10 e 11: Ferramentas de limpeza não cumprem com o prometido
24 Fevereiro, 2022Ferramentas de limpeza do Windows 10 e 11 não são fiáveis
A Microsoft incluiu várias ferramentas de limpeza para excluir automaticamente ficheiros dos seus sistemas operativos. Algumas delas são usadas para se livrar de ficheiros desnecessários que ocupam espaço no armazenamento, enquanto outras são mais radicais e têm a função de limpeza.
Ao tentar reinstalar correctamente o Windows 10, é possível, por exemplo, aceder a uma ferramenta localizada em Atualização e segurança > Recuperação > Redefinir este PC > Excluir tudo.
No entanto, o que lhe posso dizer, é que a ferramenta não cumpre com o prometido, e por isso, a nossa sugestão é que não a utilize. É que um engenheiro de software fez uma descoberta um tanto embaraçosa sobre esta situação. Embora a ferramenta de limpeza afirme que remove tudo, ela deixa para trás um monte de ficheiros que às vezes incluem dados confidenciais. Quando a operação é concluída, o utilitário cria uma pasta na nova partição chamada Windows.old, na qual os ficheiros da sistema antigo são armazenados.
Pior ainda, alguns ficheiros que supostamente são criptografados passam a poder serem lidos sem restrições no novo sistema. Por outras outras palavras, o utilitário de limpeza actualmente não é uma solução viável se deseja proteger os seus dados confidenciais. Este problema foi detectado no Windows 10 21H2 e Windows 11 21H2, e que as versões 21H1 dos dois sistemas operativos aparentam não ter este problema.
A Microsoft ainda não implantou uma correcção para esse problema. Felizmente, é fácil resolver a questão, já que se encontrar um rastro da pasta Windows.old num dispositivo, uma simples exclusão permanente deve resolver o problema.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.