vivo anuncia o Funtouch OS 13 baseado no Android 13: conheça o seu roteiro oficial

vivo anuncia o Funtouch OS 13 baseado no Android 13: conheça o seu roteiro oficial

25 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

A Google disponibilizou a versão final do Android 13 há algumas semanas. E como era de esperar, as fabricantes começaram a trabalhar na sua interface baseada nesse sistema operativo, e aos poucos vão revelando as mesmas.

Hoje dia 25 de Outubro de 2022, a Vivo anunciou oficialmente a chegada à Europa da nova interface Funtouch OS 13, que é baseada no Android 13. Entre as novidades da atualização, e o roteiro que a trará gradualmente para os seus vários modelos, há muitos detalhes a conhecer.

Durante a apresentação, a Vivo falou sobre uma atualização focada em opções de personalização, além de um foco maior em aspetos de privacidade e segurança, com novos recursos de controlo que devem ajudar os utilizadores a gerir os seus dispositivos.

Não é surpreendente ver que o Material You é um dos pontos de destaque deste Funtouch OS 13, que oferece ao utilizador maior controlo visual no ecrã inicial, a partir dos ícones monocromáticos que combinam com o fundo, explorando o sistema de temas dinâmicos do Android 13 e adaptando-se aos mesmos. Esse elemento de personalização não toca apenas os ícones, mas permeia todo o sistema. A nova atualização também permite personalizar da mesma forma a cor da interface de utilizador e as aplicações já integradas, incluindo os painéis de notificação, o controlo de volume, a calculadora e o relógio.

No entanto, a nota de mais destaque vai mesmo para a segurança e privacidade, já que a Vivo enfatizou a nova função de fixação integrada às aplicações e projetada para ajudar os utilizadores a manter os seus dados confidenciais, mais seguros. A operação é explicada rapidamente: se, por exemplo, outra pessoa usar o smartphone, a função de fixação de dois níveis bloqueia a aplicação aberto em primeiro plano e impede a navegação no restante do dispositivo. Cabe ao proprietário escolher as aplicações e decidir as operações a serem permitidas em caso de uso por outras pessoas.

Permanecendo na mesma área, notamos a possibilidade de ocultar fotos e vídeos e gerir o acesso às fotos pelas várias aplicações instaladas.

Funtouch OS 13

Além disso, o novo iManager do Funtouch OS 13 monitoriza o tempo de uso das aplicações e permite fechar aquelas que usam muito CPU em tempo real e gerir melhor os recursos do dispositivo.

A fabricante também deu alguma atenção à experiência fotográfica: o Funtouch OS 13 inclui um novo anel estabilizador que deve ajudar a mitigar os problemas de cintilação; entre as inovações relacionadas à edição de vídeo, vale destacar a possibilidade de desativar o áudio e ajustar o volume nos diversos segmentos da filmagem.

O painel meteorológico passou a incluir também o valor do índice AQI para utilizadores atentos às informações de qualidade do ar, incluindo o indicador PM 2,5.

Quanto ao perfil de acessibilidade , a nova atualização vem com melhorias que afetam a conversão e inversão de cores e a possibilidade de desativar animações para utilizadores com necessidades específicas (como deficiência visual).

Funtouch OS 13

Funtouch OS 13: cronograma de lançamento

Durante o anúncio da grande atualização baseada no Android 13, a vivo também anunciou o cronograma de lançamento: o Funtouch OS 13 estará disponível já no próximo mês de Novembro e o primeiro modelo a receber a atualização será o seu topo de gama, o brutal vivo X80 Pro.

No entanto, a atualização do Funtouch OS 13 será distribuída em lotes, e aqui fica o seu roteiro oficial:

  • vivo X80 Pro : início de novembro de 2022
  • vivo X80 Lite : meados de dezembro de 2022
  • vivo V23 5G : meados de dezembro de 2022
  • vivo Y55 5G : meados de dezembro de 2022
  • vivo Y22s : meados de dezembro de 2022
  • vivo Y35 : meados de dezembro de 2022
  • vivo X60 Pro : meados de janeiro de 2023
  • vivo Y76 5G : meados de janeiro de 2023
  • vivo Y72 5G : meados de janeiro de 2023
  • vivo Y52 5G : meados de janeiro de 2023
  • vivo V21 5G : meados de fevereiro de 2023
  • vivo Y21s : início de abril de 2023
  • vivo Y33s : início de abril de 2023

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.