Conheça o VESA ClearMR: A nova certificação para monitores, notebooks, tablets e TVs

Conheça o VESA ClearMR: A nova certificação para monitores, notebooks, tablets e TVs

27 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

Depois do DisplayHDR, a VESA apresentou um novo programa de certificação para os ecrãs, o VESA ClearMR, que não apenas se destina a monitores, mas também a TVs e qualquer outro tipo de ecrã. Este último também significa notebooks e tablets. E desta vez, concentre-se na nitidez do movimento.

Testes padronizados devem, portanto, detalhar o quão bem os respectivos displays representam movimentos rápidos. Isso é particularmente interessante para os jogadores, mas também pode desempenhar um papel importante na reprodução de vídeo, por exemplo, em filmes de acção em ritmo acelerado. O ClearMR substitui o VESA Motion Picture Response Time (MPRT), que é considerado muito impreciso. Por exemplo, os testes para MPRT não levam suficientemente em conta as técnicas de melhoramento de imagem que podem artificialmente tornar a imagem mais nítida, mas reduzem a qualidade da imagem devido a efeitos colaterais, como artefactos ou distorções.

Esta certificação é dividida em vários níveis – que vai do ClearMR 3000 ao 9000. Uma proporção é fornecida em cada caso. Como exemplo: o ClearMR 7000 refere-se a ecrãs que mostram 65 a 75 vezes mais nítidas do que pixeis borrados (6500 a 7500%). Assim, os utilizadores podem derivar as classificações adicionais das informações que podemos ver abaixo. Não parece fácil de entender? Concordo consigo, porque duvido que um leigo possa imaginar muito o que cada uma delas quer dizer.

ClearMR

VESA ClearMR oficialmente anunciado

Apesar disso, a VESA já conquistou os seus primeiros parceiros para o ClearMR. A Samsung Display quer ter os seus novos monitores OLED certificados para ClearMR. A LG Electronics está planear o mesmo para os seus monitores para jogos da série UltraGear, especificamente os modelos LG UltraGear 48GQ900, 32GQ850 e 27GP850.

Há, no entanto, uma grande limitação. Segundo a VESA, todos os testes são inicialmente realizados apenas em SDR. No entanto, está a ser feito um trabalho para optimizar o programa de certificação para incluir a exibição HDR, no futuro.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.