Vendas de smartphones estão em queda livre

Vendas de smartphones estão em queda livre

30 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

As vendas de smartphones estão em queda livre, pelo menos na China, já que por lá a queda foi de 13% no ano passado, para o nível mais baixo da ultima década, com medidas estritas de saúde contra a Covid-19 e uma economia em desaceleração reduzindo o apetite do consumidor.

Segundo os dados da empresa IDC, foram 286 milhões de smartphones vendidos em 2022, em comparação com os 329 milhões de unidades vendidas em 2021. Esta é a primeira vez desde 2013 que as vendas anuais de smartphones no país caíram abaixo de 300 milhões.

“A rígida política de controlo da pandemia resultou em economias domésticas historicamente altas, pois os consumidores tornaram-se conservadores nos seus gastos”, comentou Lucas Zhong, chefe do setor de smartphones da empresa de pesquisa da Canalys.

Segundo a IDC, a fabricante chinesa Vivo foi a marca mais vendida no ano passado, com uma participação de mercado de 18,6%. Ainda assim, as suas entregas caíram 25,1% em apenas um ano. A Honor registou um salto de 34% nas vendas, no entanto bastante baixas, tornando-se na segunda marca de smartphones mais vendida, à frente da Apple e da OPPO, empatadas no terceiro lugar.

A Canalys especifica que a Apple vendeu 16,4 milhões de iPhones no quarto trimestre, uma queda de 24% em relação ao ano anterior. A Xiaomi viu as suas remessas caírem 37,3% no mesmo período, enquanto a Honor registou uma queda de 14,1% no período de outubro a dezembro.

China com os valores mais baixos da ultima década quando o assunto são vendas de smartphones

É a primeira vez desde o início de 2020, quando a pandemia de Covid-19 apareceu e virou o país de cabeça para baixo, que as vendas da Apple caíram ao longo de um ano. No entanto, especifica Canalys, a Apple é a fabricante que mais vendeu smartphones no quarto trimestre.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.