Vendas de smartphones da Huawei podem cair 75% em 2021

Vendas de smartphones da Huawei podem cair 75% em 2021

29 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

A Huawei está em maus lençóis, privado de uma licença Android completa, sem possibilidade de fabrico dos processadores Kirin, e impossibilitado de adquirir processadores da Qualcomm e da Mediatek, se as sanções dos EUA não forem aliviadas, as vendas de smartphones da empresa podem cair 75% no próximo ano.

Segundo informações que estão a ser avançadas pelo Nikkei, um meio de comunicação empresarial chinês, a Huawei está a fazer stock do maior número possível de chips móveis antes que as restrições entrem em vigor, já a 14 de Setembro de 2020. Assim que essa data chegar, a empresa não será capaz de encomendar novos chips para os seus smartphones. Para cumprir os prazos impostos por Washington, alguns fornecedores de chips até concordaram em despachar produtos semi acabados, não testados ou ainda não montados .

“O que eles mais desesperadamente desejam são SoCs 5G para smartphones e chips de smartphones de última geração”, disse uma fonte anónima. “Não é incomum para a Huawei ligar para os fornecedores às 4 da manhã, ou fazer chamadas em conferência à meia-noite. A Huawei está agora num modo de sobrevivência caótico e está constantemente a mudar os seus próprios planos”, disse uma fonte familiarizada com o assunto. Outro depoimento  assegura que “a Huawei está a lutar pela sua sobrevivência” .

Huawei P40 Pro Plus

Vendas de smartphones da Huawei podem descer significativamente em 2021

O grupo teria, assim, conseguido acumular um stock considerável de chips para que a sua actividade de fabrico de equipamentos, sobrevivesse às sanções por anos. Infelizmente, a situação é mais delicada do lado da sua divisão móvel. Segundo alguns analistas ouvidos pelo Nikkei, as vendas de smartphones Huawei devem cair 75% assim que o stock de componentes acumulados se esgotar.

“As vendas dos smartphones da marca para o próximo ano não ultrapassarão 50 milhões de unidades, se os Estados Unidos não mudarem ou flexibilizarem as regras”, disse Jeff Pu, analista da GF Securities. Número 2 no mercado de smartphones do mundo, atrás apenas da Samsung, a Huawei pode cair de seu pedestal nos próximos meses.

Isto é acima de tudo uma má noticia para os consumidores, que se poderão ver privados de comprar alguns dos melhores smartphones que já foram, ou iriam ser, fabricados. A Huawei tem demonstrado ao longo dos anos, que é uma excelente fabricantes de smartphones, e quem mais perde com isto tudo, somos nós, os consumidores.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.