Valeo processa Nvidia por roubo de segredos comerciais

Valeo processa Nvidia por roubo de segredos comerciais

25 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A NVIDIA vai sentar-se no banco dos réus por causa de uma recente ação judicial imposta pela Valeo, já que esta alega o roubo de segredos comerciais relacionados a tecnologia avançada de estacionamento e assistência à direção.

Valeo encosta Nvidia à parede

A denúncia afirma que o engenheiro da NVIDIA Mohammad Moniruzzaman, um ex-funcionário da Valeo, partilhou por engano ficheiros de código-fonte durante uma videoconferência organizada pelas duas empresas em 2022. Os funcionários da Valeo então supostamente localizaram o código-fonte no ecrã do Visio e fizeram capturas de ecrã antes de informar Moniruzzaman sobre o seu erro. No momento dos alegados acontecimentos, as duas empresas colaboravam em tecnologias de estacionamento e assistência à condução.

A empresa afirma ainda que Moniruzzaman obteve acesso não autorizado aos seus servidores, o que lhe permitiu recuperar “dezenas de milhares de ficheiros”, bem como 6GB de código-fonte. Moniruzzaman teria ingressado na NVIDIA num cargo de gestão… na sequência deste suposto roubo de dados. A Valeo processou então a Nvidia no início de novembro, alegando que a empresa americana teria “economizado milhões, senão centenas de milhões de dólares em custos de desenvolvimento”.

Para piorar a situação para a Nvidia, a polícia alemã encontrou documentação e equipamentos da Valeo na casa de Moniruzzaman. Em setembro passado, o engenheiro foi finalmente considerado culpado de violação de segredos comerciais por um tribunal alemão e condenado a pagar 14.400 euros em multas. Em resposta a estas graves alegações, a NVIDIA declara que nunca teve qualquer interesse particular no código da empresa.

Quaisquer que sejam os resultados deste caso, as disputas entre a Valeo e a Nvidia já ilustram a concorrência crescente e cada vez mais implacável no mercado de condução autónoma. Já em 2017, Waymo acusou a Uber de conluio com um ex-funcionário para roubar ficheiros confidenciais, o que novamente levou a uma reclamação judicial.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.