Nvidia anuncia novos superchips dedicados à IA

Nvidia anuncia novos superchips dedicados à IA

14 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Ontem revelamos aqui que a Nvidia se preparava para anunciou uma nova linha de superprocessadores dedicados à Inteligência Artificial, e a verdade é que não foi preciso esperar muito tempo para isso acontecer, é que a empresa revelou os chips que integrarão futuros supercomputadores responsáveis ​​pelo processamento de dados para módulos de linguagem do tipo GTP-4 (LLM).

Nvidia revela os seus novos superchips

O anúncio mais importante foi sem dúvida o dos GPUs HGX H200 e GH200, baseadas na arquitetura Hopper, que sucede à popular GPU H100. É também o primeiro chip a usar memória HBM3e, mais rápida (4,8 terabytes por segundo) e de maior capacidade (até 141GB de memória endereçável), para uma largura de banda geral 2,4 vezes maior que a da Nvidia A100.

A NVIDIA afirma ainda que o HGX H200 dobra a velocidade de inferência no Llama 2, um LLM de 70 biliões de parâmetros, em comparação com o H100. Amazon Web Services, Google Cloud, Microsoft Azure e Oracle Cloud já são clientes deste poderoso GPU, que estará disponível em diversas versões a partir do segundo trimestre de 2024.

A outra grande novidade é o Grace Hopper GH200, superchip que integrará supercomputadores da Dell, Eviden, Hewlett Packard Enterprise (HPE), Lenovo, QCT e Supermicro. O maior supercomputador a receber o H200 não é outro senão o JUPITER, um supercomputador com sede na Alemanha, que após o seu lançamento em 2024 se tornará, sem dúvida, o supercomputador mais poderoso destinado à Inteligência Artificial. Este último terá 24.000 sobreposições GH200 interconectadas através da plataforma de rede NVIDIA Quantum-2 InfiniBand.

Esses dois anúncios são ainda mais importantes para a Nvidia, já que a fabricante agora gera a maior parte da sua faturação graças à sua divisão de processadores e data centers, ou seja, grande dos 10,3 biliões de dólares no último trimestre, vem daí.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.