União Europeia avança com 12 meses de garantia para reparações

União Europeia avança com 12 meses de garantia para reparações

5 Fevereiro, 2024 0 Por Sandro Sotto

O Conselho e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo provisório sobre a diretiva que promove as reparações de bens defeituosos ou recuperados, também conhecida como diretiva do direito de reparação (R2R).

A UE aprovou uma versão provisória segundo a qual as fabricantes terão de fornecer 12 meses adicionais de garantia aos utilizadores após uma reparação. O acordo obriga as fabricantes a fornecerem informações sobre peças sobressalentes no seu site, a disponibilizar todas as partes do setor da reparação a um preço razoável, mantendo ao mesmo tempo o direito do consumidor de escolher entre a reparação e a substituição de produtos defeituosos ainda sob garantia, e a proibir práticas que impeçam o uso de peças sobressalentes usadas ou impressas em 3D por reparadores independentes.

Tendo isto em mente, será disponibilizado gratuitamente um formulário europeu normalizado de informações sobre reparações, de modo a ajudar mesmo os pequenos centros de serviços a oferecer um melhor serviço aos clientes.

A UE também abrirá uma plataforma europeia de reparação online detalhando os serviços de reparação nos países membros. A implementação das novas disposições ainda levará algum tempo, mas, no mínimo, representa um passo na direção certa, uma vez que a legislação acordada tornará mais fácil para os consumidores solicitarem reparações em vez de substituições, graças ao acesso mais fácil aos serviços de reparação, rápido, transparente e também mais atraente.

reparações

União Europeia a regular as reparações

No passado mês de novembro o Parlamento Europeu já havia aprovado o direito de reparação também para smartphones.

FONTE: GSMArena

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.