Ubisoft vai-se focar mais nos jogos gratuitos e menos no AAA

Ubisoft vai-se focar mais nos jogos gratuitos e menos no AAA

14 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

A Ubisoft, um estúdio Francês de grande renome, anunciou uma grande mudança na sua estratégia, dando agora mais prioridade aos jogos gratuitos. A estratégia passa por dar destaque aos jogos Free-to-play que já mostraram os seus muitos benefícios para os programadores. Essa estratégia foi inicialmente adoptada em jogos para smartphone, e o seu sucesso levou a sua expansão para os jogos de consola, e PC, que fazem gerar receitas de milhões de euros em lucros.

Para a Ubisoft, chegou a hora de adaptar a sua estratégia e adaptar-se para aproveitar as vantagens do Free-to-Play (F2P) e produzir menos jogos AAA, por ano. Com base nas suas informações mais recentes, sabemos que a empresa irá lançar um título F2P em torno da licença The Division. Finalmente, uma estratégia mais global será adoptada, já que a Ubisoft deve oferecer jogos F2P adaptados de várias das suas franquias de sucesso.

A ideia, portanto, seria aproveitar a alta lucratividade dos jogos F2P graças às compras na aplicação para financiar projectos AAA maiores. Os jogos F2P geralmente são mais baratos para os programadores: os jogadores ficam mais confortáveis ​​ao aceitar bugs, e conteúdo limitado, e os estúdios podem transformar os jogos em serviço transmitindo actualizações ao longo do tempo para desenvolver o título e relançar o jogo. Os títulos podem ser lançados mais rapidamente do que os jogos AAA que exigem muito conteúdo assim que são lançados para justificar um preço de venda de 50 a 60 euros.

Free-to-play

Ubisoft vai dar prioridade aos jogos Free-to-play

Durante o ano fiscal actual, a Ubisoft tem planos para lançar 2 jogos AAA, com o Far Cry 6 e Rainbow Six Parasite, bem como 3 jogos Free To Play: Riders Repuboic, The Division Heartland e Roller Champions.

A Ubisoft também espera que esses jogos gratuitos permitam que mais jogadores descubram franquias que ainda não conhecem, com a esperança de redirecioná-los para os jogos AAA.