TikTok banido dos equipamentos do governo nos EUA

TikTok banido dos equipamentos do governo nos EUA

29 Dezembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Dispositivos como smartphones administrados pela Câmara dos Representantes dos EUA não podem mais ter o TikTok. Com efeito, o diretor administrativo da Câmara dos Deputados informou a todos os legisladores, e aos seus funcionários, que devem remover a aplicação dos seus dispositivos, considerando que representa um “alto risco devido a uma série de questões de segurança”.

Segundo a Reuters, qualquer pessoa detetada como tendo a rede social no seu smartphone será contactada para garantir que a mesma seja removida e quaisquer downloads futuros serão proibidos.

Essa nova regra segue uma série de medidas tomadas pelos governos estaduais dos EUA para proibir o TikTok nos dispositivos governamentais. Na semana passada, 19 estados haviam bloqueado pelo menos parcialmente a aplicação em dispositivos estatais, temendo que o governo chinês pudesse utiliza-la para rastrear americanos e censurar o conteúdo. Vale lembrar que o TikTok é controlado pela ByteDance, uma empresa chinesa.

Os críticos do TikTok no governo dos EUA temem que a rede social esteja a ser usada como uma ferramenta para espiar os Estados Unidos por autoridades chinesas. O diretor do FBI, Chris Wray, chamou-o de “cavalo de Tróia do Partido Comunista Chinês” e disse que não tinha lugar na máquina do governo até que o governo fechasse completamente os laços com a China.

O TikTok tentou resolver essas preocupações ao routear todo o tráfego doméstico através dos servidores da Oracle nos Estados Unidos e comprometendo-se a remover todos os dados de utilizadores dos EUA dos seus servidores.

TikTok não pode ser instalado em smartphone do governo dos EUA

No entanto, a recente revelação de que ByteDance ter despedido quatro funcionários por obterem indevidamente dados de utilizadores do TikTok nos Estados Unidos, incluindo de dois jornalistas, provavelmente não ajuda a causa da empresa. Os funcionários tiveram acesso aos endereços IP e outros dados relacionados a dois jornalistas na tentativa de descobrir quem lhes estava a passar informações privilegiadas.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.