TDT: PSP lança aviso de segurança sobre possíveis fraudes

2 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

TDT significa televisão digital terrestre, e é um serviço que veio substituir a televisão tradicional. Com a TDT, o sinal de televisão passou a ser transmitido de forma digital, em vez da forma tradicional (analógica). No entanto, é preciso salientar que a TDT é um serviço gratuito, sendo apenas necessário ao utilizador que queira aceder a este serviço ter equipamentos de recepção adequados.

PSP alerta sobre possíveis fraudes por causa da alteração de frequência da TDT

Apesar de existir a algum tempo, desde o passado mês de Novembro a TDT tem andado a alterar as suas frequências, e essa alteração faz parte do projecto piloto para recepção de 5G, prevista para este ano de 2020. E até agora, a TDT era transmitida numa faixa de frequências de 700 Megahertz, que é a mesmo que vai ser usada para o 5G. Assim, como vão ser necessárias essas frequências actualmente ocupadas pela TDT, a solução foi colocar as emissões televisivas noutra zona do chamado espectro radioeléctrico.

TDT

A consequência directa dessa mudança, é que os utilizadores que usam esse serviço, ficaram sem imagem nos seus televisores, e é aí que surge uma grande oportunidade de fraude. Quem usa actualmente TDT e fica sem imagem, basta fazer uma nova pesquisa pelos canais, e tem o seu problema resolvido em alguns minutos, e sem gastar qualquer euro.
E a pensar nas oportunidade de burla, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP utilizou mais uma vez a sua conta na rede social Facebook, para alertar a população relativamente a possíveis visitas de supostos técnicos para resolver os problemas com a TDT.

As entidades responsáveis alertam todos os utilizadores que não haverá visitas de técnicos para resolver quaisquer problemas com o serviço de televisão gratuita, como tal, a PSP solicita a todos aqueles que receberem visitas de supostos técnicos deverão contactar de imediato as autoridades, porque é garantidamente uma burla.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.