O Spotify apareceu instalado no seu PC com Windows? Não está sozinho

O Spotify apareceu instalado no seu PC com Windows? Não está sozinho

30 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Nos últimos dias, começaram a surgir relatos de muitos utilizadores se depararam com uma surpresa nos seus computadores com o sistema operativo Windows. Segundo vários relatos nas diversas redes sociais, a aplicação de streaming do Spotify foi instalada automaticamente em PCs com Windows 10 e 11 sem permissão dos utilizadores.

Nas ultimas horas, tanto no Twitter como no Reddit e nos comentários da aplicação, surgiram inúmeros relatos de utilizadores que notaram que a aplicação do Spotify foi instalada nos seus PCs sem sua vontade explícita, ou consentimento, e alguns deles reclamam que às vezes a aplicação é iniciada automaticamente quando o Windows é iniciado.

De momento não sabemos se esta foi uma decisão tomada pela Microsoft ou se é um bug, porém não parece plausível que o Spotify seja o responsável direto, já que a Microsoft Store é controlada pelo gigante de Redmond.

É possível que a Microsoft tenha enviado acidentalmente a aplicação para os PCs, mas não se pode descartar que isso seja intencional, pois a empresa já instala automaticamente o Candy Crush e outras aplicações nos seus sistemas Windows.

Windows

O misterioso caso do Spotify que apareceu instalado no Windows

Por outro lado, o Windows Update pode instalar aplicações nos PC sem a ordem do utilizador, mas quando a instalação é feito através da Microsoft Store, o utilizador tem de conceder a este último, o acesso ao seu dispositivo… por isso, tudo leva a crer que a instalação só possa ter sido feito através do Windows Update.

De qualquer forma, a aplicação do Spotify pode ser desinstalada facilmente, e neste caso, não voltará a ser instalada, porém os utilizadores estão particularmente incomodados com o que aconteceu, aludindo a fenómenos de bloatware e muito controlo por parte da Microsoft.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.