Huawei, Xiaomi e OPPO de braço dado em torno de um padrão universal de carregamento rápido

Huawei, Xiaomi e OPPO de braço dado em torno de um padrão universal de carregamento rápido

30 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Ontem, dia 29 de setembro de 2022, a China Communication Standards (CCS), organização de padrões profissionais da China encarregue de desenvolver os padrões de tecnologia de comutação, e outras organizações, anunciou um novo padrão para carregamento rápido.

Estiveram presentes várias fabricantes, nomeadamente a Huawei, Xiaomi, Vivo e a OPPO. O CCS publicou o primeiro lote de 11 certificações deste novo padrão denominado UFCS, para Universal Fast Charging Specification, e todas as marcas mencionadas acima receberam esta certificação.

Pelo que sabemos, a CCS e as várias marcas decidiram criar este novo padrão para poder oferecer um carregador rápido compatível em todos os smartphones das marcas que receberam esta certificação. Em suma, a ideia é sobretudo promover a democratização da tecnologia de carregamento rápido, que será baseada em cinco pilares:

  • Continuar a transformação dos padrões de carregamento num único padrão universal que será válido para toda a indústria
  • Melhorar a expansão do ecossistema de carregamento
  • Seguir os testes dos padrões universais de carregamento e tornar o UFCS o padrão global para soluções de carregamento rápido
  • Promover a adoção de um padrão unificado de carregamento para mais fabricantes
  • Ajudar a melhorar o trabalho de certificação e identificação de terceiros

Segundo o CCS e as várias marcas envolvidas como Huawei, Xiaomi e OPPO, o padrão UFCS será adotado por outras fabricantes nas próximas semanas, ou meses. Uma das primeiras certificações introduzidas diz respeito ao carregamento rápido de 40W. Então, será uma questão de oferecer carregamento rápido de 65W.

Carregamento rápido

Carregamento rápido une diversas empresas

Como deve ter entendido, a ideia é acima de tudo garantir a compatibilidade do carregamento entre as diferentes fabricantes. Obviamente, esses poderes permanecem inferiores aos oferecidos pelas tecnologias proprietárias de carregamento rápido da Xiaomi, Huawei ou OPPO, mas a longo prazo, o objetivo é aumentar gradualmente a potência oferecida pelo padrão UFCS.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.