Sony revoluciona e instalação de jogos na PlayStation 5

Sony revoluciona e instalação de jogos na PlayStation 5

29 Julho, 2020 0 Por Joel Pinto

Segundo foi hoje revelado, a PlayStation 5 dependerá fortemente da venda de jogos desmaterializados para atrair jogadores, e surgirá a questão de instalar os jogos no espaço de armazenamento da consola. E, segundo Mark Cerny, a instalação dos jogos totalmente diferente daquela que estamos habituados a ver na PlayStation 4, ou nas consolas da Microsoft.

Basicamente, com os jogos desmaterializados, será possível personalizar a forma como os mesmos serão instalados. Mark Cerny, da Sony, indica que os jogos não serão tratados “como grandes blocos de dados, e será possível ter acesso mais específico aos seus dados”. Isso significa, que os donos da PlayStation 5 poderão seleccionar quais os blocos a instalar para ter acesso directo. Parece confuso? Pode parecer, mas isso significa que por exemplo, podemos limitar a instalação de um jogo ao seu modo multiplayer, se a campanha single player não nos interessar, ou vice-versa.

Instalação de jogos na PlayStation 5 será totalmente diferente do que na PlayStation 4

Percebeu agora? Mais um exemplo, também deverá ser possível economizar espaço no SDD apenas instalando a dobragem para um idioma especifico (por exemplo o Portuguesa) em vez de como é habitual, instalar tudo. Outra possibilidade é a de alterar o volume de um jogo de acordo com o seu progresso. Como? Imaginemos um jogo single player com diversos níveis, podemos pedir para instalar somente os 2 primeiros níveis, e quando passarmos para o nível 2, a PlayStation 5 automaticamente remove os dados do nível 1 e instalar o nível 3, e assim sucessivamente, ao invés de instalar todos os níveis de uma só vez.

Resta ver como a Sony apresentará isso ao utilizador, mas a ideia é mais do que atraente, em particular porque também possibilitaria variar o volume do download apontando apenas para o conteúdo desejado.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.