Sony anuncia oficialmente o novo Xperia 1 II

24 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Já tínhamos falado dele ontem, mas agora é oficial. Tradicionalmente, a Sony anuncia os seus novos dispositivos na Mobile World Congress, e a edição 2020 da feira foi cancelada por causa do CoronaVírus. No entanto, se tudo tivesse corrido com normalidade a feira deveria ter começado hoje, e a Sony decidiu utilizar a mesma data para apresentar o seu novo smartphone, o Xperia 1 II.

Xperia 1 II um novo topo de gama com Snapdragon 865

Em termos práticos, o Sony Xperia 1 II é uma evolução do Xperia 1, na medida em que volta com o design que já conhecíamos com um ecrã CinemaWide 21: 9 com 6,5 polegadas e com a resolução 4K (1644 x 3840 pixeis) com algumas “margens” na parte superior e informar para melhor manuseio no modo paisagem. E tal como estava previsto, ele conta com a certificação IP65 / 68 com vidro traseiro e um contorno de alumínio. No entanto, nenhum vidro fosco é encontrada, como no Xperia Z3.

O ecrã não conta com qualquer entalhe, pois as bordas na parte superior e inferior do ecrã permitem a inclusão de uma câmara. Apesar de muitos criticarem o formato 21: 9, a verdade é que começa a ser utilizado pelas outras fabricantes, nomeadamente pela Samsung com o seu Galaxy Z Flip. Mas voltando ao ecrã, como no seu antecessor, é um painel OLED CinemaWide com definição 4K, mas a grande novidade diz respeito à tecnologia Motion Blur Reduction, que deve oferecer uma fluidez de exibição semelhante a uma taxa de actualização de 90Hz, mas o ecrã na verdade continua nos 60Hz. O suporte HDR10 + está presente, mas não temos reconhecimento facial 3D, mas sim um sensor de impressão digital localizado num botão na borda direita do smartphone.

No seu interior é que temos o mais interessante. Desde logo a começar pelo Snapdragon 865, e este é um dos primeiros smartphones a chegar com o novo SoC de última geração da Qualcomm. No lado da memória, existem 256GB de armazenamento interno UFS 3.0 e 8GB de RAM. Em termos de autonomia, temos uma bateria de 4000mAh, que chega com Quick Charge 3.0 e também observaremos o retorno do carregamento sem fio.

Para gerir tudo isto, temos o Android 10, com a habitual interface da Sony Xperia. Como já ter reparado, o novo Sony Xperia 1 II é um smartphone com suporte para as redes 5G, mas também temos o WiFi 6. No lado do áudio, encontrarmos o Dolby Atmos, notamos especialmente o suporte padrão para a tecnologia 360 Audio, apresentada oficialmente em Setembro passado durante a IFA 2019.
De repente, a Sony oferece uma parceria com a Tidal para desfrutar de conteúdo de áudio em 360 e isso, com três meses gratuitos para novos proprietários do Sony Xperia 1 II.
Outra surpresa é o retorno do jack de 3,5mm para os fones de ouvido, num smartphone premium. E como é a Sony, o Xperia 1 Mark II, por definição, suporta os controladores Dual Shock 4 e um dos primeiros jogos a tirar proveito disso, é o espectacular Call of Duty Mobile.

E o que falta falar? Da fotografia? Então aqui vai. O Sony Xperia 1 II conta com 3 câmaras traseiras mais um sensor 3D iToF para profundidade de campo. Todas as câmaras oferecem um sensor de 12 megapixeis. Temos uma câmara principal com uma distância focal de 24 mm e uma câmara ultra grande angular com uma distância focal de 16 mm, alem de uma telefoto que agora oferece uma distância focal de 70 mm, equivalente a um zoom 3x. E, é claro, encontramos o foco automático super rápido da marca japonesa, incluindo a tecnologia AF em tempo, mas também um modo burst de até 20fps. Para o vídeo, o Sony Xperia 1 II suporta a gravação de vídeos até UltraHD e câmara lenta de até 960fps em Full HD.

O equipamento conta ainda com a aplicação Cinematography Pro “desenvolvido pela CineAlta”, a Sony também oferece no Xperia 1 II uma nova interface na aplicação de fotos inspirada no seu Sony Alpha.

Preço e disponibilidade

Fique já a saber que este não é um equipamento barato. A Sony informou que o seu novo telefone chegará durante a primavera, mas será necessário dispor de €1199 para comprar um destes equipamentos. Nada barato.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.