Sony revela headset de realidade mista “espacial” e anel conectado
9 Janeiro, 2024Como não podia deixar de ser, a Sony está presente na CES 2024 e aproveitou o evento para anunciar um novo headset de realidade mista que pretende ser espacial, com um anel conectado que permite controlar determinados elementos. Mas isso é mais um teaser do que qualquer outra coisa de momento, já que muitos detalhes não foram revelados.
Um headset de realidade mista da Sony
A Sony introduziu um novo sistema de criação de conteúdo espacial projetado para permitir aos utilizadores editar e moldar modelos 3D enquanto utilizam headsets de realidade mista. A empresa revelou o mesmo que vem acompanhado de um par de controladores.
O capacete, está equipado com o Snapdragon XR2+ Gen 2 e dois ecrãs OLED 4K, mas não se destina aos jogadores, já que para isso a empresa tem o PlayStation VR. O chefe da Sony, Kenichiro Yoshida, disse que este novo produto é voltado para profissionais que trabalham em 3D, permitindo aos mesmos expandir “o espaço criativo sobrepondo objetos virtuais em espaços físicos”.
O dispositivo possui um recurso de “vídeo contínuo” e um total de seis câmaras e sensores. Um par de controladores foi mostrado, um descrito como um anel para manipular objetos e o outro como um “controlador apontador” para… apontar. A Sony prevê que os criadores sejam capazes de criar modelos 3D em tempo real utilizando comandos e dispositivos de entrada tradicionais, como teclados.
A Sony também fala sobre o equilíbrio do headset, dizendo que melhorou o “equilíbrio do centro de gravidade do dispositivo”. O ecrã vira para cima e sai do campo de visão do utilizador, permitindo que ele mergulhe no trabalho sem necessitar de remover totalmente o dispositivo.
Além disso, a Sony afirma que a sua tecnologia de renderização proprietária permite “renderização realista, em tempo real e de alta definição de texturas de objetos 3D e expressões faciais de personagens humanos”.
Este produto de realidade mista, que ainda não tem nome, estará disponível ainda durante este ano, mas de momento não há informações sobre o seu preço.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.