Sony confirma 6 GAAS para a PlayStation 5 até 2025

Sony confirma 6 GAAS para a PlayStation 5 até 2025

9 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Parece que a saída de Jim Ryan da Sony Interactive Entertainment nada tem haver com uma possível rejeição de mudança de orientação da PlayStation, que agora parece mais preocupada em comunicar sobre os seus próximos jogos de serviço (GAAS) do que com os “solos narrativos” que são, no entanto, o próprio cerne da sua identidade.

6 GAAS chegam à PlayStation 5 nos próximos anos

Já circulavam há algum tempo rumores de que certos estúdios se encontravam numa situação de quase rebelião face à gestão da PlayStation, ulcerados pela obrigação de desenvolver novas franquias GAAS. Esses rumores eram sem dúvida falsos (ou chegaram pelas mãos de fãs da PlayStation que são um pouco idealistas demais) já que Hiroki Totoki, o presidente da Sony, confirmou durante a sessão de perguntas e respostas “pós-resultados” que nada menos que 6 serviços de jogos deverão ser lançados na PlayStation 5 até 2025.

Este valor é certamente reduzido para metade face ao objetivo inicial que era de 12, mas continua a ser muito importante em relação ao ADN da PlayStation, especialmente porque os restantes GAAS ainda estão no programa (mas em datas posteriores). Recorde-se que a PlayStation tem cerca de quinze estúdios de jogos reais, excluindo estúdios “técnicos” ou de suporte, o que significa que quase metade desses estúdios estão atualmente a trabalhar nesse tipo de jogo.

Tudo sugere aqui que Hiroki Totoki tentou um ato de equilíbrio particularmente difícil, consistindo em tranquilizar os investidores sobre os futuros impulsionadores de crescimento via GAAS (este é também o objetivo de uma conferência após os resultados), ao mesmo tempo em que dá aos jogadores a impressão de que a mensagem sobre o “muitos projetos GAAS” foram ouvidos.

Se acreditarmos nas reações nas redes sociais, os jogadores geralmente não se deixam enganar por esta manobra, muitos apontando que a visibilidade nos futuros títulos narrativos para um jogador do PlayStation é significativamente menos boa do que no próximo GAAS, uma situação francamente sem precedentes para a empresa de Tóquio.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.