Jim Ryan: CEO da PlayStation renuncia e abandona a Sony

Jim Ryan: CEO da PlayStation renuncia e abandona a Sony

28 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Depois de 28 anos de Sony e 4 anos à frente do leme da sua divisão de jogos, a PlayStation, Jim Ryan anunciou ontem à noite algo que ninguém esperava: o homem forte da Sony Interactive Entertainment renunciou, e o anúncio foi oficializado logo após o jornalista Jason Schreier ter falado dessa possibilidade no X.

O CEO da PlayStation partilhou uma pequena nota de despedida na página da fabricante:

“Após 30 anos, tomei a decisão de me reformar da SIE em março de 2024. Gostei de poder fazer um trabalho que adoro numa empresa muito especial, trabalhando com ótimas pessoas e parceiros excecionais. Mas é cada vez mais difícil para mim combinar a minha vida na Europa e o meu trabalho na América do Norte. Partirei tendo o privilégio de trabalhar em produtos que tocaram milhões de pessoas em todo o mundo.

A PlayStation sempre fará parte da minha vida e sinto-me mais otimista do que nunca em relação ao futuro da empresa. Gostaria de agradecer a Yoshida-san pela confiança depositada em mim e por ser um líder incrivelmente atencioso e compreensivo.”

Ou seja, Jim Ryan manterá o seu cargo atual até março de 2024, momento que passará a pasta para um sucessor temporário, o atual diretor financeiro da Sony, Hiroki Totoki.

Esta saída precipitada – nenhum sucessor foi designado e o diretor financeiro está a assumir – levanta inevitavelmente questões. O que aconteceu para fazer o homem forte do PlayStation decidir (ou ser pressionado) a sair? Apesar dos excelentes números de vendas da PlayStation 5, nem todas as luzes estavam verdes na PlayStation. Mau comunicador, Jim Ryan talvez esteja a pagar as suas declarações lunares sobre a aquisição da Activision Blizzard King pela Microsoft, uma aquisição que também deverá ser validada dentro de alguns dias.

Jim Ryan despede-se da PlayStation

O encerramento do Japan Studio, o aumento do preço da PS5, PSVR2 e jogos, a orientação do PlayStation para jogos de serviço e AAAs cada vez mais formatados, “blockbusterizados” e sem originalidade (quantas novas franquias para PlayStation Studio no PS5 era?), todas essas decisões deram a impressão de um CEO totalmente obcecado por números e lucros, sem levar em consideração a imagem que a PlayStation poderia projetar.

Acrescente a isso declarações chocantes e muitas vezes trolls, que em grande parte aqueceram uma base de fãs cada vez mais dividida, e os resultados de Jim Ryan parecem muito mais confusos do que os números de vendas parecem indicar…

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.