Soam os alarmes no mercado de placas gráficas

Soam os alarmes no mercado de placas gráficas

13 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

Os fornecedores taiwaneses de componentes para placas gráficas acabaram de soar o alarme: as vendas de placas gráficas para o ano de 2022 devem cair entre 40 e 50% durante este ano de 2022.

Esta queda monumental afecta todos os tipos de GPUs, sejam eles integrados ou dedicados. Assim, as vendas de Chromebooks (com GPUs integrados, portanto) estão a caminho de cair 60% este ano.

O desastre anunciado pouparia dois gigantes do sector de tecnologia: AMD e Apple, que não devem sofrer um choque muito forte nesta atmosfera tempestuosa. A Apple tem vendido os seus Macs como pequenas mãos desde a mudança para a Apple Silicon (M1, M2) e a AMD, cujas as placas são encontrados nas consolas da próxima geração, limitaria bastante a quebra com uma queda nas vendas de “apenas” entre 14 a 16%.

Mercado de placas gráficas pode cair até 50% em 2022

placas gráficas

No entanto, essa queda não levaria o grupo a um “declínio” ao longo do ano, principalmente graças ao sucesso da linha Ryzen.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.