Microsoft Defender arruína desempenho de PCs com processadores da Intel, mas não nos AMD

Microsoft Defender arruína desempenho de PCs com processadores da Intel, mas não nos AMD

29 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

O Microsoft Defender, a suite de segurança que vem instalada por padrão nas mais recente versões do Windows, parece ter impacto no desempenho dos PCs com processadores da Intel. Mas esse problema não existe em modelos com processador AMD.

Isso ficou comprovado no passado mês de Maio, num estudo publicado pelo pessoal do AV-Comparatives, e em outro estudo publicado esta semana. O de Maio dava conta de que o Microsoft Defender era um dos piores antivírus em termos de gestão de recursos.

Agora, o pessoal do TechPowerUp (TPU) também descobriu um comportamento semelhante, mas pesquisas adicionais revelaram que o impacto no desempenho pode estar relacionado a um bug no Microsoft Defender que afecta negativamente os dispositivos com processadores Intel, enquanto os processadores AMD parecem não ser afectados.

Microsoft Defender

A TPU descobriu que o ficheiro MsMpEng.exe, que é o processo de serviço antimalware do Microsoft Defender, que consome ciclos do processador Intel, e que afecta o seu desempenho. O benchmark de renderização Cinebench R23 foi utilizado para verificar esse comportamento. O comportamento é semelhante ao observado pelo pessoal do AV-Comparatives porque o sistema testado neste caso também era um sistema Intel.

Três testes idênticos foram realizados em dois cenários, um com protecção em tempo real activo (mau desempenho) e outro com protecção em tempo real desactivo (Bom). Vemos que o Intel Core i9-10850K perde cerca de 6% do seu desempenho, o que é notável para um processador tão poderoso. Vendo isso, não é difícil imaginar os motivos pelo qual o Microsoft Defender teve um desempenho tão mau no teste do AV-Comparatives com um i3, que tem um desempenho muito pior do que o i9.

Bug do Microsoft Defender afecta desempenho dos PCs com processadores Intel

Portanto, parece haver um bug no antivírus da Microsoft, usando mais recursos do que o necessário. Mas é possível (temporariamente) contornar o problema descarregando uma pequena aplicação. Ele informará se o seu computador é afectado ou não por esse problema. Se o código de erro 0x222 aparecer, o seu computador tem o problema de desempenho. Clicando em "Reset Counters" dá o código 0x330, indicando que está tudo normal. Infelizmente, precisa de fazer a operação todas as vez que reiniciar o PC.

Se quiser instalar essa aplicação, por sua conta e risco, pode descarregar a mesma aqui. Trata-se de uma aplicação do pessoal do TechPowerUp, mas que ainda não tive oportunidade de testar, por isso, teste por sua conta e risco.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.