Alerta: Smartphones Android e iOS estão a ser atacados pelo spyware Hermit

Alerta: Smartphones Android e iOS estão a ser atacados pelo spyware Hermit

24 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

Um novo spyware Italiano, conhecido como Hermit, está actualmente a atacar dispositivos Android e iOS. Os relatos apontam para que a maior incidência esteja a acontecer em Itália e no Cazaquistão, e a Apple e a Google estão actualmente a tentar encontrar forma de o bloquear.

“Essas empresas facilitam a proliferação de ferramentas de hacking perigosas e armam governos que de outra forma não seriam capazes de desenvolver essas habilidades”, disse a Google.

Os engenheiros do gigante das pesquisas explicam que os utilizadores do iPhone, e de smartphones Android, receberam um link para instalar aplicações maliciosas, que possibilitam espiar a sua actividade ou extrair documentos.

Em alguns casos, os hackers agem com a cumplicidade dos provedores de Internet e as aplicações assemelham-se aos das operadoras. Caso contrário, eles fingem ser mensageiros, como o WhatsApp.

Segundo a Google, o software utilizado no Hermit é o da RCS Lab, empresa italiana que "fornece soluções tecnológicas avançadas para serviços de segurança para vigilância de comunicações".

Hermit

Hermit causa dores de cabeça a utilizadores do Android e iOS

Por sua vez, a Google alertou os utilizadores afectados e actualizou o Google Play Protect (que verifica as aplicações Android para garantir que não haja vírus/malware) para bloquear o spyware Hermit. Por sua vez, a Apple revogou todas as contas, e certificados, conhecidos associados, ou usados, ​​pelo spyware.

Nenhuma das empresas revelou o número exacto de utilizadores afectados pelo Hermit ou a quantidade de dados roubados, mas segundo algumas estimativas, já estamos em muitos milhares.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.