Sistema operativo QNAP QuTS hero chega à versão h4.5.1

Sistema operativo QNAP QuTS hero chega à versão h4.5.1

13 Dezembro, 2020 0 Por Joel Pinto

A QNAP lançou oficialmente o sistema operativo para NAS QuTS hero h4.5.1. Apresentando múltiplos melhoramentos e actualizações, o QuTS hero h4.5.1 acrescenta suporte para auto-committing WORM (“Write Once, Read Many”), migração de máquinas virtuais (VMs) em tempo real, Wi-Fi WPA2 Enterprise, Azure Active Directory Domain Services (Azure AD DS), QuLog Center para gestão de registos centralizada e QuFirewall para segurança de rede.

O novo sistema operativo “QuTS hero” da QNAP usa o sistema de ficheiros ZFS de 128 bits que se foca em integridade de dados, tornando-o na solução perfeita para aplicações empresariais que necessitam de proteção de dados. O QuTS hero inclui também o App Center para expandir o potencial de aplicação do NAS. As funcionalidades principais do QuTS hero h4.5.1 incluem:

  • Auto-committing WORM
    WORM é usado para evitar modificação de dados guardados. Os dados em pastas partilhadas WORM só podem ser escritos, não podendo ser apagados ou modificados para assegurar a sua integridade.
  • Migração de VMs em tempo real
    Quando o software/hardware NAS tem que ser atualizado/mantido, os utilizadores podem mover VMs ativas entre diferentes NAS sem afetar a sua disponibilidade, fornecendo flexibilidade e eficiência para aplicações VM.
  • WPA2 Enterprise
    O WPA2 Enterprise fornece segurança sem fios de classe empresarial para redes profissionais (incluindo autoridade de certificação, chave de encriptação e encriptação/desencriptação melhorada).
  • Adicione NAS ao Azure AD DS
    Ao adicionar um NAS QuTS hero ao Azure AD DS, as equipas TI deixam de ter que implementar e gerir o controlo de domínio localmente e passam a ter maior eficiência na gestão de contas de utilizador e permissões para múltiplos NAS.
  • QuLog Center
    Fornece estatísticas gráficas de eventos de erro/aviso e acesso, ajudando a rapidamente monitorizar e responder a potenciais riscos de sistema. Registos de múltiplos NAS QNAP podem ser centralizados no QuLog Center num NAS específico para gestão eficiente.
  • QuFirewall para segurança de rede
    Suporta IPv6, listas de acesso a firewall e filtragem GeoIP para restringir o acesso com base em localizações geográficas para maior segurança de rede.

Mais funcionalidades importantes do QuTS hero:

  • Memória cache de leitura primária (L1 ARC), cache de leitura SSD de segundo nível (L2 ARC) e ZFS Intent Log (ZIL) para transações síncronas com proteção contra falhas de energia para melhorar o desempenho e segurança.
  • Suporta até 1 petabyte de capacidade de armazenamento para pastas partilhadas individuais.
  • Lida nativamente com níveis RAID standard e estruturas RAID ZFS adicionais (RAID Z), bem como com arquitetura de pool de armazenamento flexível. RAID Triple Parity e Triple Mirror oferecem altos níveis de proteção de dados.
  • Deduplicação, compressão e compactação de dados em linha baseadas em blocos reduzem o tamanho dos ficheiros para conservar capacidade de armazenamento, otimizar o desempenho e aumentar o tempo de vida dos SSDs.
  • Aceleração hardware AES-NI aumenta a eficiência de assinatura e encriptação/desencriptação de dados através de SMB 3.
  • Suporta Fibre Channel (FC) SAN em NAS com placas FC 16Gb / 32Gb da QNAP, ideal para armazenamento de pós-produção.
  • Instalação de várias apps do App Center para permitir alojamento de máquinas virtuais e contentores, fazer backups locais/remotos/na nuvem, criar gateways de armazenamento na nuvem e muito mais.