Samsung reduz a produção de memorias DDR3 para se focar no DDR5 e baixar o preço da DDR4

Samsung reduz a produção de memorias DDR3 para se focar no DDR5 e baixar o preço da DDR4

17 Agosto, 2022 0 Por Sandro Sotto

A Samsung reduziu o custo dos chips DDR4 da empresa para acelerar o fabrico de memória DDR5. A empresa continua a sua tendência de reduzir a produção de chips para os módulos de memória DDR3 focando-se em estratégias de venda para a memória DDR4 mais económicas.

A empresa espera não apenas remover o excesso de stock da memória DDR3, que é mais antiga, das suas fábricas, mas também mudar o foco da indústria para a memória DDR5, que é mais recente, para torná-la o padrão para todos os sistemas e dispositivos.

Segundo está a ser revelado, os fornecedores de DDR3 estão a seguir a mesma tendência “para manter os pedidos”. Com as mudanças no mercado de preços de DRAM ao consumidor, os analistas esperam que os preços aumentem nos próximos meses.

Os preços da memória DDR4 de 4 GB diminuíram desde o mês passado em cerca de 8%, embora a redução de custos tenha sido listada como “irrazoável” na perspectiva dos custos de fabrico da memória. Os analistas esperam que os preços da DRAM ao nível do consumidor caiam quinze por cento até ao final do actua trimestre.

Também está a ser relatado que a Samsung, e a SK Hynix, aumentaram a produção de memória DDR5 durante as tentativas de ambas as empresas de eliminar gradualmente o seu stock de DDR3. A preocupação neste momento é que o crescimento de DRAM se torne limitado em todo o mercado com a estratégia actual.

DDR3

Samsung quer acabar com os stocks de memoria DDR3

Essa estratégia agressiva de preços também não representa a primeira vez que a Samsung aborda essa estrutura de preços no sector. Em Junho de 2015, foi relatado que a empresa reduziu o preço dos módulos DDR4 para aumentar a sua participação no mercado. O efeito que a Samsung teve no mercado fez com que vários fornecedores de módulos sentissem o impacto negativo da acção da empresa. As OEMs compraram chips directamente à Samsung, removendo os fornecedores da equação. Durante esse período, todas as fabricantes estavam a fazer a transição para os 20nm, de uma forma lenta, devido aos altos gastos de investimento.

A redução dos preços da Samsung nos seus módulos de memória, na época DDR3, provou causar uma adopção mais rápida da memória mais recente disponível e foi vista como mais lucrativa para a empresa.

FONTE

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.