Samsung anuncia DRAM LPDDR4X de 12GB para smartphones de última geração

Samsung anuncia DRAM LPDDR4X de 12GB para smartphones de última geração

14 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

Os smartphones premium de hoje são verdadeiros minicomputadores em termos de especificações e, à medida que a tecnologia avança, as diferenças entre smartphones e laptop estão a diminuir, pelo menos no papel. Seguindo em frente, veremos mais smartphones de última geração com várias câmaras, recursos de inteligência artificial e ecrãs maiores, permitindo que os clientes façam mais com eles. Para suportar o aumento da funcionalidade, os telefones precisariam de mais memória RAM e a Samsung agora revelou que iniciou a produção em massa dos seus chips LPDDR4X de 12GB para dispositivos de próxima geração.

A notícia segue um anúncio anterior do gigante sul-coreano sobre a produção de chips de armazenamento eUFS de 512GB. A DRAM de 12 GB da Samsung seria a DRAM móvel de maior capacidade do sector e fornecerá aos smartphones mais memória do que um laptop ultrafino médio, que tem em média 8 GB de RAM.
O anúncio enfatiza o papel que 12 GB de RAM teria em telefones com mais de cinco câmaras, ecrã grande e capacidade 5G, sugerindo fortemente que ele pode vir com o Galaxy S10 5G e o Galaxy Fold. O último, em particular, permitirá que os utilizadores executem três aplicações de uma vez e façam a transição perfeita entre os formatos, e certamente podem beneficiar da fluidez de suporte de 12 GB RAM e abrir vários aplicações em sucessão.

A Samsung empilhou seis chips LPDDR4X de processo de 10nm de segunda geração de 10Gb para atingir a capacidade de 12GB e, com uma espessura de apenas 1,1mm, pode economizar espaço e permitir que os smartphones embalem baterias maiores e mantenham os seus finos perfis. A nova memória oferece uma taxa de transferência de dados de 34,1 GB por segundo e é eficiente no consumo de energia graças ao processo de fabricação de 10 nm.

Samsung 12GB DRAM LPDDR4X  - Samsung anuncia DRAM LPDDR4X de 12GB para smartphones de última geração

A Samsung planeia triplicar a produção dos seus chips RAM de 8GB e 12GB no segundo semestre de 2019. A edição Ceramic do Galaxy S10 Plus também possui um chip de 12GB de RAM, mas é baseado no LPDDR4, que usa um processo de 20nm. Enquanto o Galaxy S10 Plus pode ou não apresentar os novos chips, é seguro assumir que o Galaxy Note 10 provavelmente o terá.

A Samsung certamente parece estar em altas este ano, mas vale lembrar que todas essas inovações aumentarão ainda mais o preço dos equipamentos. Além disso, a gigante coreana revelou que irá produzir em massa RAM LPDDR5 no futuro, fornecendo até 1,5 vezes a velocidade do padrão e será destinado a dispositivos mais premium.

 

FONTE

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.