Como salvar um smartphone que caiu na água?

Como salvar um smartphone que caiu na água?

26 Outubro, 2019 0 Por Joel Pinto

A verão já lá vai e a época da chuva está a chegar. Infelizmente, em Portugal, não tem chovido tanto como era desejado, mas o Outono já é uma realidade e a época da chuva tarda, mas não falha. Com a chegada da chuva, chegam também os acidentes com a água.

Como salvar um smartphone que caiu na água?

Se o seu smartphone tem a certificação que o protege contra os incidentes com a água, é fácil. Se ele entrar em contacto com a água, é só apanha-lo, limpa-lo com um pano seco o máximo que conseguir e continuar a ser feliz. No entanto, nem todos os smartphones contam com essa resistência, e este artigo é para os incidentes com esses smartphones.

Seguindo estas poucas etapas, poderá salvar a vida do seu smartphone. Atenção, no entanto, o método funciona apenas para dispositivos que oferecem fácil acesso à bateria e aos circuitos, com uma capa traseira removível. Sim, é raro em 2019, mas ainda existem alguns.

smartphone água

Aqui está o procedimento a seguir:

  1. Retire imediatamente o dispositivo da água! Sim, parece lógico, mas às vezes alguns utilizadores, em pânico, tendem a fazer pouca coisa para remediar o problema. Remover rapidamente o equipamento da água é meio caminho andado para a sua salvação.
  2. Remova a bateria o mais rápido possível para evitar curto circuitos. Se possível, é claro, pois na grande maioria dos casos elas já não são removíveis. Não tenha medo de o fazer, e aproveite o faça o mesmo com o cartão SIM e com o cartão SD.
  3. Limpe todo o equipamento com um pano absorvente o mais que conseguir. Utilize cotonetes para limpar os cantos e recantos.
  4. Coloque o seu smartphone dentro de um saco com arroz (cru como é óbvio). É aconselhável a utilização de saquetas de gel de sílica. Mas isto ninguém tem em casa. Por isso o arroz é a melhor opção no imediato, e dá-lhe algum tempo até adquirir as saquetas do gel de sílica. Obviamente, fica ao seu critério mas é realmente o melhor. No entanto, quando colocar o telefone dentro de um saco com arroz (muito mesmo, pode cobrir o mesmo na totalidade), não se esqueça de retirar todo o ar que conseguir de dentro do saco, e fechar muito bem o mesmo. O arroz, ou o gel de sílica, vão absorvem toda a humidade do equipamento.
  5. Aguarde de 48 a 72 horas antes de reabrir o saco. Quanto mais esperar, maiores as possibilidade de sucesso.
  6. Abra o saco, verifique se está tudo seco. Se sim, colocar a bateria (caso a tenha tirado) e ligue o smartphone para verificar se funciona correctamente.

Este método já foi comprovado inúmeras vezes, mas não recupera todos os equipamentos. Funciona somente para a água. Não tente fazer o mesmo se tiver caído no leite, por exemplo (sim, alguns já o fizeram) ou em qualquer bebida alcoólica ou doce.

O método do arroz também funciona com o seu laptop ou qualquer dispositivo electrónico.

Se quiser temos muitas outras dicas que lhe podem ser úteis, basta consultar as mesmas aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.