O que conhecemos do gigantesco sensor Sony IMX989 do Xiaomi 12S Ultra?
3 Julho, 2022Amanha, dia 4 de Julho de 2022, a fabricante Chinesa vai anunciar ao mundo a sua nova série de smartphones, os Xiaomi 12S, que estão confirmados para chegar com um sensor fotográfico de 1 polegada com a assinatura da Leica, e estou a falar do Sony IMX989.
Não sabemos se todos os equipamentos dessa série contarão com a lente principal equipada com um sensor Sony IMX989 de 1 polegada. Até agora, o Sony Xperia PRO-I, e alguns outros equipamentos, também ofereciam um sensor de tamanho semelhante, mas o Sony IMX989 é especificamente “projectado para smartphones” e a Xiaomi conseguiu algum design, e ajuda financeira, para isso. Sendo o Xiaomi 12 um dos melhores fotofones de 2022, este Xiaomi 12S Ultra será um dos equipamentos para observar de bem perto.
O Xperia PRO-I utilizou uma versão modificada de um sensor de 1 polegada projectado para a câmara compacta Sony RX100 VII. Além disso, o Xperia PRO-I não utiliza totalmente a superfície do sensor – provavelmente devido ao tamanho da óptica e ao limite de profundidade. Infelizmente, aqui perdemos todo o interesse de um sensor maior se pudermos usar apenas 12 MP em vez de 24 MP. É certo que 12 MP já é muito interessante, mas do ponto de vista de semicondutores, é uma grande superfície morta e, portanto, muito dinheiro desperdiçado.
E é exactamente por isso que os tamanhos dos sensores nos nossos smartphones estagnaram um pouco no ano passado, após anos de rápido crescimento. Apesar da maioria das alegações de marketing de “proezas de software”, muitas melhorias no desempenho da foto devem-se ao hardware. Isso não quer dizer que o software não seja essencial, mas a razão óbvia pela qual as OEMs continuam actualizando o hardware da sua câmara é porque o software não pode melhorar muito a qualidade da câmara. Até a Google teve que fazer uma grande actualização de hardware no Pixel 6 para se manter competitivo, apesar da sua reputação de ser a melhor em processamento de imagens a nível de software.
Sony IMX989 poderá ser uma lufada de ar fresco para o Xiaomi 12S Ultra
A Xiaomi parece ter encontrado uma forma de utilizar toda a superfície do Sony IMX989, talvez com uma alteração no design da sua ótica, mas vamos precisar de mais explicações sobre este ponto. É uma limitação física simples que deve ser fácil de descrever sem revelar qualquer segredo comercial.
Mas como esse sensor Sony IMX989 pode ser “projectado para smartphones”? Sem as especificações detalhadas, é difícil dizer. Isso pode ter a ver com recursos encontrados em smartphones e não necessariamente em câmaras convencionais. Também pode ter a ver com a embalagem do chip, que seria mais otimizada para caber num smartphone.
O sensor tem 16mm de diagonal, o que alguns dizem que “não é 1 polegada”, mas não é assim que funciona. Quando dizemos “sensor de 1 polegada”, normalmente diríamos “sensor do tipo 1 polegada”. O termo “1 polegada” remonta aos dias do tubo de raios catódicos (CRT), quando as câmaras de televisão usavam uma superfície de sensor num CRT e, do lado de fora, o diâmetro do tubo era de 1 polegada. No interior, a diagonal da superfície do sensor era de cerca de 16mm. No entanto, a indústria manteve a terminologia “1 polegada” até aos dias hoje.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.