Oficial: Reino Unido volta atrás e exclui a Huawei da sua rede 5G

Oficial: Reino Unido volta atrás e exclui a Huawei da sua rede 5G

14 Julho, 2020 0 Por Joel Pinto

Depois do que foi dito num passado recente, ninguém esperava este desfecho, mas a verdade é que o governo britânico anunciou que excluirá a Huawei da sua rede 5G devido a um risco de segurança para o país.

A compra de novos equipamentos da Huawei será proibida a partir do final de 2020 e os equipamentos existentes deverão ser removidos, no máximo até 2027, disse o ministro responsável pela Cultura e Digital, Oliver Dowden, na Câmara dos Comuns no final uma reunião do Conselho de Segurança Nacional (NSC), que foi presidida pelo primeiro-ministro conservador Boris Johnson.

“A melhor maneira de proteger a nossa rede é que as operadoras deixe de usar os equipamentos da Huawei para construir a futura rede 5G britânica”, disse o ministro.

Huawei está fora da rede 5G Reino Unido

Há meses que o Reino Unido está sob forte pressão do governo Trump, que acusa a Huawei de espia em nome da China, algo que naturalmente, o grupo chinês nega. Segundo Oliver Dowden, as sanções americanas impostas em Maio à gigante chinesa, têm como objectivo reduzir o acesso da Huawei a semicondutores fabricados com componentes americanos, pesaram na decisão britânica.

Apesar de várias advertências dos EUA, o governo britânico permitiu que a gigante da Chinesa, das telecomunicações, em Janeiro construísse até 35% da infra-estrutura não estratégica necessária para implantar a nova rede 5G do país.

Mas, diante da pressão dos deputados americanos, o governo sugeriu que endurecesse a sua posição, destacando o risco de segurança que a presença da fabricante de equipamentos pode representar na sua infra-estrutura.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.