Quando o dinheiro vai todo para um smartphone e falta para o resto…

Quando o dinheiro vai todo para um smartphone e falta para o resto…

18 Maio, 2020 0 Por Joel Pinto

Agora que o confinamento acabou, já nos é possível “passear” por locais onde nos últimos 2 meses era impensável. Apesar de haver milhões de pessoas, que tal como eu se mantêm em casa o máximo de tempo possível, e saindo somente para o que é verdadeiramente indispensável, a verdade é que vemos muito mais pessoas nas ruas, nos bancos, nas repartições publicas (as que estão abertas), e em outros locais que há muito não visitávamos.

Hoje decidi tirar parte do dia para fazer uma série de pagamentos, e de resolver alguns assuntos pendentes em várias instituições, e por isso foi uma manha “rodeado” de gente… como não já acontecia há mais de 2 meses. No entanto, os problemas do passado, ainda antes do Covid-19, parecem continuar. Numa simples manha, em que supostamente menos gente andas nas ruas e nos mais variados organismos, volto a verificar dezenas, e não estou a exagerar, dezenas de pessoas a perguntar pelos vários locais por onde vamos passando: Têm Wi-Fi? Tiro o meu telefone do bolso (que por acaso é um que estou a testar) e tenho a rede de operados no máximo, ligo os dados móveis e verifico que estão a funcionar perfeitamente.

Como tenho de esperar, com a mascara devidamente colocada, como toda a gente que por ali estava (e alguns até de luvas), fui tentar bisbilhotar que equipamentos estas pessoas que perguntaram pelo Wi-Fi, possuem. Qual o meu espanto a grande maioria conta com telefones de gama média alta, ou mesmo topos de gama. Rapidamente me questionei: Mas esta gente tem €600 ou €700 (pelo menos) para dar por um telefone e depois não tem dinheiro para contratar um serviço com dados móveis? Estamos em 2020 e ainda há que tenha de pedir a password da rede Wi-Fi para usar num local onde vai estar 20, 30 ou 40 minutos?

jogo online dados móveis

Compram bons smartphone e não sobre nada para os dados móveis?

Um smartphone é um grande companheiro de todos nós, e é cada vez um objecto indispensável, mas sem acesso à Internet pouco faz de útil, e não ser algo para nos entreter a passar o tempo. Consigo compreender aqueles que fazem um grande sacrifício para ter um smartphone modesto, que até satisfaz as suas necessidades, e não consigam pagar um serviço de dados que lhe dure um mês inteiro. Mas ver utilizadores com um Huawei P30, Samsung Galaxy S10, Oneplus 6, com Galaxy A50 e até com um iPhone X a “chorarem” por uma password do Wi-Fi para usar meia hora,  foi algo que me fez comichão na cabeça ( e eu que até sou careca).

Gastaram tudo o que tinham no smartphone e não sobrou nada para os dados móveis?

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.