Provavelmente vai ficar sem sinal TDT, saiba porque

Provavelmente vai ficar sem sinal TDT, saiba porque

12 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Aqueles que ainda usam Televisão Digital Terrestre (TDT) nos distritos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém poderão hoje ficar sem sinal nas suas TV’s, e isso acontece porque o processo de migração da rede começou hoje em 28 emissores desses distritos.

Este processo de migração da Televisão Digital Terrestre já tinha iniciado no passado mês de Fevereiro, no entanto, a Pandemia em torno do Covid-19 forçou a que os trabalhos tivessem sido suspensos a 13 de Março. No entanto, nesse período de tempo mudaram de frequência 63 emissores, de uma rede que é constituída por 243 emissores. O processo de mudança dos restantes 180 emissores que ainda terão que ser alterados, inicia hoje, e vai decorrer até ao dia 18 de Dezembro.

No caso especifico que recomeça hoje, no distrito de Portalegre, quem recebe actualmente o sinal através do emissor de S. Mamede, não deverá ser afectado por este processo, pois este emissor não mudará de frequência. Aliás, as pessoas saberão que foram abrangidas pelo processo de migração dos emissores se a sua televisão ficar sem imagem.
Todos aqueles que ficarem sem imagem no seu ecrã, apenas é necessário fazer uma nova sintonia da televisão, ou do descodificador de TDT e todos poderão continuar a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora. Esse é um processo simples, e não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No entanto, no caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os substituir.

Aqui ficam as datas da ressintonia dos emissores da Televisão Digital Terrestre nos distritos em questão

Televisão Digital Terrestre

Este processo não terá qualquer custo para o utilizador, e em caso de duvida, a ANACOM criou uma linha telefónica gratuita para apoio, o 800102002, que funciona todos os dias das 9 às 22 horas.

Este tipo de “migração”, habitualmente é aproveitado por burlões que se fazem passar por funcionários da ANACOM, e tentam cobrar algum dinheiro… não se deixe enganar.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.