Pela primeira vez na história da rede social: Facebook perde utilizadores

Pela primeira vez na história da rede social: Facebook perde utilizadores

3 Fevereiro, 2022 0 Por Joel Pinto

A concorrência no mundo das redes sociais é maior do que nunca, e a verdade é que milhões de utilizadores estão fartos das redes sociais, e por diversos motivos. E a prova disso, é que a rede social de Mark Zuckerberg, o Facebook, pela primeira vez na sua história, perdeu utilizadores. Ou seja, uma queda sem precedentes foi verificada no último trimestre de 2021, que também foi acompanhada por um crescimento de publicidade mais fraco do que aquilo que era esperado.

O resultado não tardou: após o anúncio dos seus resultados trimestrais, o preço das acções da empresa viu-se bastante impactado, com uma perda estimada de valor a rondar os 200 biliões de dólares em valor de mercado.

O império envelhecido de Mark Zuckerberg, no entanto, havia planeado tudo para dar nova vida aos seus serviços. Além de mudar o nome de Facebook para Meta, o grupo também reforçou seu objectivo de participar da criação do metaverso web 3.0 que visa tornar a Internet uma plataforma imersiva e multidisciplinar, como um mundo virtual real.

presidência do Facebook

Facebook perde 1 milhões de utilizadores em apenas 3 meses

É claro que os esforços da Meta para fazer as pessoas esquecerem as suas preocupações, e o seu público envelhecido, não são suficientes. Enquanto o resto do ecossistema Meta está estagnado em seu crescimento, a aplicação do Facebook perdeu 1 milhão de utilizadores nos últimos meses. Não chega a colocar em risco a rede social, que ainda retém 1,929 biliões de utilizadores no último trimestre.

E apesar dessa primeira queda significativa, que é acompanhada por uma perda de receita em conteúdo publicitário, os anúncios comerciais continuam a ser rentáveis ​​para o Meta. No ano passado, a empresa gerou 40 biliões de dólares em lucros. O suficiente para compensar os biliões de déficits registados na parte do Reality Lab, que está a trabalhar para desenvolver a parte AR/VR e o projecto metaverso, tão caro ao coração de Mark Zuckerberg. Um sector que deve ver investimentos ainda maiores em 2022.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.